A Ford apresentou na China o novo EcoSport, que deve estrear no Brasil no segundo semestre. Além de ligeiras mudanças no visual, a principal novidade é que o crossover vai aposentar o polêmico câmbio automatizado PowerShift, de seis marchas.
No ano passado, depois de uma série de queixas de consumidores sobre defeitos na transmissão, a Ford estendeu a garantia de fábrica do componente de 3 anos para 10 anos ou 240 mil km, o que ocorrer primeiro.
O modelo 2018 do EcoSport mostrado aos chineses adota a nova caixa automática SelectShift, também de seis velocidades. O EcoSport chinês vem com motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina (174 cv). Além disso, conta com tração integral nas quatro rodas e suspensão traseira independente. Há versões 4x2 com motor 1.5 a gasolina e 1.0 EcoBoost.
Por aqui, a tendência é que o crossover repaginado faça a estreia do motor 1.5 Dragon, de três cilindros, de 130 cv, na linha da Ford. Além disso, haverá versões com o conhecido motor 2.0 do Focus, de 178 cv. Ao que tudo indica, a linha 2018 do EcoSport também vai ganhar o novo câmbio SelectShift e dar adeus ao câmbio automatizado PowerShift.
Mais bem-equipado
Diferente do EcoSport norte-americano, o modelo brasileiro deve seguir com o estepe fixado na tampa traseira. Por dentro, o crossover trará um painel totalmente novo. O volante igual ao do Focus terá comandos do som e borboletas para trocas sequenciais das marchas.
Na China, o modelo pode vir equipado com a terceira geração do sistema multimídia Sync da Ford, com uma tela touchscreen de oito polegadas. O interior traz um painel totalmente redesenhado, melhorando tanto a ergonomia, quanto a conectividade do SUV. O volante é o mesmo do Focus, com comandos de som e borboletas na parte de trás.
O EcoSport chinês conta com a terceira geração do sistema de multimídia SYNC, destacado em uma tela central de oito polegadas sensível ao toque. Na versão top de linha, o Eco deve vir com ar-condicionado digital e duas entradas USB à frente da alavanca de câmbio. Tirando a nova central SYNC, todas as outras novidades devem ser incorporadas no modelo a ser vendido aqui.
Face-lift
Visualmente, o EcoSport 2018 não é muito diferente do apresentado no Salão de Los Angeles, no fim do ano passado. Na parte da frente, o modelo recebeu novos faróis. Para-choques e grade frontal também ganharam mudanças sutis.