'Cabeleleila Leila’

Delivery de beleza: Profissionais levam, com segurança, serviços personalizados

Na onda do meme, pessoas investem no atendimento diferenciado para os seus clientes, como ‘cabelos, unhas, hidratação e unhas’ no conforto do lar


Publicado em 09 de agosto de 2020 | 03:00
 
 
 
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Impossível não ter se deparado, pela internet, com o vídeo do salão da “cabeleleila Leila”, que viralizou na semana passada. A propaganda fictícia, criada pelo humorista Eduardo Sterblitch, divulgava a profissional da seguinte forma: “Cabeleleila Leila: venha fazer suas unhas, seus cabelos e até mesmo hidratar suas madeixas conosco”. Não demorou para que o vídeo se tornasse um dos memes mais compartilhados pelas redes sociais.

Mas, na vida real, muitos profissionais de beleza andam se adequando ao novo cenário por conta da pandemia do coronavírus e resgatam o hábito do atendimento em casa, levando serviços personalizados até os clientes. A diferença agora é que as medidas de segurança foram redobradas, com material descartável, máscara e álcool em gel.  

Veja o vídeo da Cabeleila Leila:

Os salões ficaram temporariamente fechados, como medida de segurança para conter a transmissão do coronavírus, e, desde a semana passada, a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a reabertura deles. De acordo com a administração municipal, cabeleireiros, manicures e pedicures podem abrir de quinta a sábado, entre 11h e 20h. E, mesmo assim, atendendo um cliente por vez e com hora marcada – regra que se enquadra no chamado “novo normal”, estabelecendo uma situação bem diferente daquele ambiente do salão, que funcionava, muitas vezes, como um lugar de encontro social.

O cabeleireiro e maquiador Yago Marciano explica que, nesse período, precisou se adequar aos novos tempos. Assim como a maioria dos profissionais da beleza, ele trabalha como autônomo, ou seja, o dinheiro recebido varia conforme a produção. “Todo o material é esterilizado após o atendimento entre uma cliente e outra. Também sigo o protocolo de biossegurança cotidianamente, principalmente na maquiagem, em que os pincéis são desinfetados com detergente microbiótico”, cita como exemplo os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os cuidados com o cliente e, claro, dele também.

Assim como Yago, outros profissionais andam cada vez mais empenhados em levar à casa do cliente toda a estrutura necessária para reproduzir o ambiente dos salões, criando novos protocolos como o uso de capas, aventais, luvas e protetores para os pés, todos descartáveis.

Os equipamentos da maquiadora e cabeleireira Andréa Horsth, do salão Tif’s, por exemplo, são pensados para oferecer um estúdio de beleza móvel. Até lavatório portátil ela adquiriu para esses atendimentos, além de transportar os objetos higienizados e esterilizados. No início da pandemia, o atendimento mais requisitado foi de cortes, principalmente masculinos. “O cabelo dos homens cresce rápido, e neste isolamento muitos ficaram sem opção. Mas, indo em casa, acabo fazendo outros serviços na família inteira”, conta. Agora, ela também tem feito retoque de tintura e maquiagens em alguns profissionais que aproveitaram a quarentena para lançar cursos e projetos e apresentar lives. “Elaborei até um curso de automaquiagem, para que o cliente possa usar em reuniões e eventos virtuais”, contou. 

A esteticista Patrícia Gonçalves explica que os cuidados com a higiene também foram voto de confiança em sua rede de clientes para o atendimento delivery. Ela conta que, agora, sua clientela até aumentou. "No início da pandemia atendia somente 30% da minha agenda normal, agora já estou atendendo mais de 90% e por mais incrível que pareça, consegui algumas clientes novas", contou ela que trabalha com massagem estética e micropigmentação de sombrancelha.

Mesmo que, aos poucos, a rotina volte ao normal, Andrea acredita que poder do atendimento delivery vai perdurar por muito mais tempo e conquistar novos adeptos, principalmente para quem acredita que é uma forma de poupar tempo de deslocamento e otimizar as tarefas no dia a dia. “Além da segurança, o serviço garante comodidade e um resultado com a mesma qualidade do salão”, finaliza.

Resgate de autoestima

Investir na beleza também é uma forma de elevar a autoestima e renovar a aparência nestes tempos de quarentena, mesmo sem sair de casa. Pode ser, inclusive, um aliado para controlar o estresse e a ansiedade. Mudar o visual durante o isolamento social era uma vontade do fotógrafo Rafael Sandim, que procurou o amigo e profissional Yago Marciano para clarear os fios com segurança dentro da sua casa. “Mudar o cabelo renovou o meu astral e a minha energia”, contou Sandim. “A saúde mental, nestes tempos incertos, é muito importante, e a autoestima também faz parte da saúde mental”, acredita.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Era assim que deveria ser. E na verdade é mesmo engraçado. O cabelo bafo é obra do amado @yagomarcianoo

Uma publicação compartilhada por Rafael Sandim (@rafaelsandim) em

Yago concorda sobre os benefícios dos cuidados. “Mesmo o cliente que está sendo atendido dentro da sua casa, sem o contato com outras pessoas no convívio no salão, o cliente se sente melhor em momentos tão difíceis. Acabamos nos aproximando mais dos clientes no atendimento domiciliar e na troca de conversas íntimas”, contou o profissional.

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