Cão da moda

Mascote fashionista 

Conversamos com Rafael Mantesso, publicitário mineiro que, juntamente com seu famoso bull terrier, estampa uma linha da Jimmy Choo


Publicado em 17 de maio de 2015 | 03:00
 
 
 
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“Imagine você ter um cachorro com o nome de uma marca incrível, daí você coloca umas fotos dele na internet, e essa marca te convida pra assinar uma coleção de acessórios com desenhos e fotos do seu cachorro. Eu não poderia estar mais orgulhoso do meu amigo”, escreveu o artista visual e designer mineiro Rafael Mantesso ao comunicar, pelo Instagram, a nova empreitada de seu cão de estimação, um bull terrier inglês, chamado Jimmy Choo.

Além de os cliques de seu mascote, um fenômeno na internet pelo perfil de seu criador (@rafaelmantesso), virarem um livro – que será lançado oficialmente em 18 países em outubro deste ano – ,ele caiu nas graças de Sandra Choi, designer que comanda a criação da grife de acessórios que leva o mesmo nome do pet. A estilista convidou o bull terrier e o seu dono para criar uma linha especial de acessórios da marca da coleção de Pre-Fall 2015, lançada no último dia 15. Entre as peças estão bolsas, nécessaires, carteiras e capas para iPhone. Além disso, a linha conta com duas coleiras para cachorro – embora Jimmy prefira ficar “pelado”, segundo seu dono.

 

Retorno

“De repente, amigos do mundo todo começaram a me enviar links do trabalho do Rafael com o seu bull terrier inglês, o Jimmy Choo. Eu fiquei instantaneamente atraída pela maneira como ele inseria o cão em seu trabalho. Eu nunca tinha visto nada igual! A sua obra é tão divertida e inteligente que começamos rapidamente uma amizade online. Eu sabia que, de alguma maneira, tinha que incorporar o seu trabalho à minha coleção”, afirmou Sandra Choi. A linha, estrelada pelo mais novo mascote do mundo fashion, também virou vídeo, com animação assinada pelo diretor de arte britânico Jo Ratcliffe. Como seria complicado demais levar o Jimmy para Londres, as gravações foram feitas aqui, em Belo Horizonte, na Toca Filmes, durante dois dias. “Troquei ideia com o Jo sobre o tipo de traço do desenho, e fomos discutindo as cenas do Jimmy para que depois fosse feita a animação em cima disso”, contou Rafael.

Pra quem não conhece, Mantesso é publicitário, foi sócio da Belo Comidaria, em Belo Horizonte, e é diretor de comunicação do Festival Fartura, ou seja, vive na gastronomia. Porém, é no Instagram que ele usa o seu mascote como inspiração para criar fotos muito divertidas, simulando atividades incomuns para um pet – de desfiles de moda a competições de karaokê, como uma forma de hobby. E agora, criando dentro do universo fashion, está curtindo tudo isso. “Jimmy esteve comigo nos melhores e piores momentos da minha vida, e isso tudo é mérito dele”, contou.

 

Entrevista

Conversamos com Rafael enquanto ele estava em uma ponte aérea entre Nova York e Londres, para acompanhar o lançamento da linha e, finalmente, conhecer Sandra Choi pessoalmente.

Você imaginava que a própria marca Jimmy Choo conhecesse o seu cão, pelo Instagram?

Eu esperava por conta do nome do cachorro, mas não esperava que a marca fosse entrar em contato pra fazer o que fez, uma parceria. Pelo Instagram, eu estou divulgando a marca deles de uma maneira positiva, sem ser forçada, bem por acaso. Imagina que, de repente, o nome da marca deles começou a ser falado por todo mundo na internet, por conta do cachorro, e isso despertou curiosidade, e eles foram descobrir o que era.

E a Sandra Choi? Como foram as negociações e o contato entre vocês dois?

Ela é incrível e tem muitos amigos que têm bull terrier também. Eles bombardearam na cabeça dela sobre o meu Jimmy. Eu até pensei que ia ser processado (risos) no início. Mas ela me ligou, em novembro do ano passado, dizendo que adorou o meu trabalho e que é incrível. Desde então a gente veio conversando sobre as fotos, sobre processos criativos, e, de repente, ela quis fazer algo maior.

Já te chamou para assinar uma linha de acessórios?

Inicialmente, o Jimmy ia ser só o modelo de um editorial fotográfico. A viabilidade disso era complicada, despachá-lo para Londres ia dar muito trabalho. E depois ela quis colocá-lo em produtos, aí entramos em um processo criativo, e ela me deu carta-branca para eu “pirar” e fazer o que eu quisesse. Criei dez fotos com ilustração, e ela escolheu três. Ela não queria descartar a arte e queria que as bolsas fossem brancas para que a arte fosse destaque.

E sua experiência com a moda nesse processo, mesmo a distância?

Trabalhar come eles foi ótimo, a equipe toda é incrível. E o resultado é isso, quando você coloca muito amor no negocio, o produto fica bonito e você consegue transmitir isso pra outras pessoas. A minha vida é a gastronomia, é com isso que eu trabalho, mas a minha atuação é de publicitário. Eu pude exercer isso como criador, o que é tão inspirador quanto. O desafio de criar algo pra moda é incrível, é um mercado muito profissional e sempre aberto a novas inspirações.

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