Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Pés em destaque

Vai pegar: botas coloridas prometem dominar os dias frescos do outono. Saiba, aqui, como apostar

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 25/03/18 - 03h00

Quando a Balenciaga desfilou botas que mais pareciam meias-calças de cores extravagantes na temporada de verão 2017, muita gente criticou e achou que não ia vingar. Até que celebridades como Anitta, Sabrina Satto e Rihanna deram o aval fashion para que o modelo caísse no gosto popular. Peças inspiradas nesse híbrido de meia com bota, aos poucos, foram chegando ao comércio – principalmente às lojas de departamentos –, até que caíram em um caminho sem volta: foram aclamadas pelas digital influencers, como Camila Coelho e Thássia Naves, que usaram modelos coloridos e inusitados com frequência nos últimos meses.

É fato: a cada temporada, um novo tipo de bota surge como tendência para as estações mais frias. Já estiveram no auge a de cano baixo, aquelas com salto, sem salto, até os joelhos, com fivelas… De tempos em tempos elas retornam aos closets, sempre repaginadas. Mas, no que depender das recentes semanas de moda – e isso inclui a de Nova York, por conta do público fashionista ao extremo –, modelos bem coloridos não serão mais exclusividade dos dias quentes.

Hits. “A grande tendência são as botas vermelhas, independentemente do tamanho do cano – curto ou longo. Por ser uma estação fria, o quente do vermelho aquece o look e promete um visual de personalidade. Além dessa tonalidade, temos as botas brancas, dessa vez, as curtinhas chamam a atenção para um look que pode ser monocromático ou colorido”, acredita Gabrielle Martins, consultora de moda e parceira da Piccadilly – marca de calçados que apostou em vários modelos só na cor vermelha para o próximo inverno.

Recentemente, o Pinterest, plataforma digital de partilha de fotos de acordo com os gostos do usuário, fez um levantamento de quais têm sido os modelos de botas mais pesquisados para a estação. São eles: azuis, amarelos e, principalmente, os vermelhos – basta olhar qualquer vitrine de calçados para comprovar que “profecia” faz sentido.

Para a coaching de moda Grazi Coelho, as de cor amarela foram fortes no verão do Hemisfério Norte, mas aqui não parecem “pegar” de imediato. “Elas possuem uma pagada muito mais fashion do que as outras cores”, acredita.

Mas não é só às cores que as tendências dos calçados se limitam. “O modelo de salto fino reapareceu para dar elegância aos looks, mas o salto mais grosso ainda predomina: além de bonito, dá conforto à mulher no seu dia a dia. Já nos formatos de bicos temos redondinho e fino. Os arredondados trazem um estilo mais cool e casual, enquanto os finos fino valorizam e sofisticam muito o look, ideais para serem usados também com calças boca de sino”, sugere.

As botas em veludo, em diversas cores como vinho, azul e cinza, também chamam a atenção para o inverno. “Em si, o tecido sai e entra de moda muito fácil – é preciso ficar atento. Para 2018, este é o momento”, acredita Gabrielle.

FOTO: FOTOSITE/DIVULGAÇÃO
d
165% foi o aumento do número de ideias salvas para botas azuis na plataforma digital Pinterest. Para a coaching de moda Grazi Coelho, a cor pode ser alidada para combinar com looks em jeans, entretanto as vedetes da temporada são, definitivamente, os modelos brancos e vermelhos.

Vermelho é a cor mais fria

Raio X: De couro ou verniz, cano curto ou acima dos joelhos, a bota vermelha está a postos, pronta para tirar qualquer produção do óbvio. O modelo foi o que mais apareceu nas últimas temporadas de moda, em grifes como Fendi, Armani e Calvin Klein. “Ele chegou dominado e está presente em todos os tamanhos, desde as curtinhas até as bem longas, que ultrapassam o joelho”, disse a coaching de moda Grazi Coelho. Fashionistas de carteirinha, como Thássia Naves e Giovanna Ewbank, já estão familiarizadas com a cor.

Como usar: “Se desejar mais modernidade, aposte nas opções de cano curto, stretch ou sock boots (botas tipo meia) combinadas com saia ou calça de verniz. Para garantir uma produção impecável, brinque com os estilos: a vibe urbana da bota de couro aliada ao perfume romântico do tom rosa é infalível. Para trabalhar, o cano curto, o bico quadrado e o salto grosso são algumas características que estão habilitadas para o ambiente corporativo”, descreve Rachel Toyama, idealizadora do buscador online da moda Paraíso Feminino.

FOTO: Piccadilly/divulgação
sd
É bota ou meia? As sock boots de salto e bico fino são escolhas certeiras para quebrar a seriedade de um look. Este modelo é da Piccadilly é justinho no pé
FOTO: Rhaiffe Ortiz/DIVULGAÇÃO
Thássia Naves
O modelo de bota bem justa, como a da Thássia Naves, é ideal para combinar com vestidos longos ou saias fluidas
FOTO: INSTAGRAM @gio_ewbank/REPRODUÇÃO
Giovanna Ewbank
Uma sugestão de uso é combinar a cor da bota moderninha com a da camisa de alfaiataria, como mostra a produção da Armani. A atriz Giovanna Ewbank combina uma bota de cano curto com um vestido preto básico

Longuíssimas

Raio X: Com poder de impactar até mesmo os looks mais basiquinhos, as botas compridas ultrapassaram a linha do joelho e, agora, batem até a coxa – modelo também chamado também de “cuissarde”. A novidade para esta estação é que os materiais também são impactantes, como o vinil, responsável por dar um leve brilho ao look.

Como usar: Anitta e Rihanna já causaram quando surgiram com botas em cores vibrantes (laranja e roxo). Mas, na vida real, você não precisa ser tão radical assim. Vale investir em saias micro para que o modelo fique bem aparente. “Combine com peças que remetem à alfaiataria, como casacos, blazers e coletes que tenham o comprimento alongado”, sugere Grazi Coelho.

FOTO: Arezzo/divulgação
d
O modelo da coleção de inverno da Arezzo
FOTO: Agência Fotosite
sad
Junte as botas com peças mais clássicas, como o look da Renner
FOTO: João Cotta/TV GLOBO
d
Vestidos com shape grudado ao corpo e decote em “v” ficam sofisticados quando usados com a bota. Inspire-se no look de Bruna Marquezine

Deu branco de novo

Raio X: Até há pouco vistas como “cafonas”, as botas brancas foram resgatadas e, atualmente, podem ser responsáveis por deixar um look imediatamente mais fashionista e cool, de acordo com a coaching em moda Grazi Coelho. “As de tons brancos ficam limitadas aos comprimentos bem curtos e médios, porque ninguém quer ser a paquita da Xuxa, não é?”, brinca. Elas surgiram no último inverno, mas para esta temporada ela está mais versátil.

Como usar: Quer apostar? Escolha um modelo de cano baixo, até o tornozelo. Ficam ainda melhores quando usadas com looks monocromáticos e calças jeans mais curtas ou dobradas. “Acredito que é uma bota de passagem; ela ressurge neste inverno e pretende perdurar até o verão”, disse Grazi. “Uma dica é procurar o seu estilo, respeitar o seu biotipo e apostar no que favorece”, finaliza.

FOTO: Zattini/divulgação
s
Em alta: modelos curtinhos com saltos grossos são os queridinhos da estação. Este é da Zattini
FOTO: @camilacoelho
e
Fã da bota branca, a blogueira Camila Coelho combinou com look vermelho, dobradinha válida para copiar

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Pés em destaque
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter