Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Surpresa

Batata frita pode ser melhor para a saúde que a cozida

Estudo espanhol aponta que propriedades do vegetal, quando frito no azeite extra virgem, aumentam

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
batata frita
PUBLICADO EM 28/01/17 - 03h00

Granada, Espanha. Nos últimos dias, uma notícia que está circulando na internet vem trazendo alegria para quem gosta de frituras. Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que vegetais fritos podem trazer mais vantagens para a saúde do que quando são cozidos. Isso, desde que a fritura seja feita em azeite extra virgem.

A descoberta foi feita quando a universidade espanhola realizava estudos sobre a famosa dieta mediterrânea, baseada especialmente em vegetais e azeite, e que já foi associada à prevenção de doenças degenerativas por conter substâncias antioxidantes.

Vegetais crus como batata, abóbora e tomate são cheios de fenóis, um grupo de antioxidantes. Os pesquisadores se perguntaram se essas substâncias se perdiam conforme o processo de cozimento.

A novidade foi que quando os vegetais foram feitos usando azeite extra virgem, que também é rico em fenóis, esses compostos foram transferidos para a refeição. Assim, a quantidade de antioxidantes aumentou.

Com a fritura, as gorduras e as calorias dos ingredientes também aumentaram, mas os pesquisadores acreditam que os resultados podem inverter a lógica de que toda a fritura é ruim. Sendo assim, os alimentos fritos em azeite extra virgem demonstraram potencial maior para prevenir diabetes, câncer e outras doenças degenerativas.

Por outro lado, pesquisas anteriores apontam que o aquecimento pode não ser favorável ao azeite extra virgem.

O azeite tem mais antioxidantes do que outros tipos de óleo e também contém componentes bioativos, que podem ajudar a combater o câncer e outras doenças. No entanto, segundo pesquisadores da Universidade de Porto, em Portugal, quando os óleos são aquecidos, eles perdem a qualidade, tendo seus compostos fenólicos reduzidos.

A indicação, então, seria evitar o aquecimento superior a 180ºC.

O que achou deste artigo?
Fechar

Surpresa

Batata frita pode ser melhor para a saúde que a cozida
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (4)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter