Que a Honda não dá ponto sem nó nem é preciso dizer. Basta ver os números de vendas de seus modelos e a satisfação de seus consumidores. Sem falar de sua rede de assistência técnica e de seu relacionamento com a fábrica, pautados por rara sintonia com as propostas da marca.
O japonês vem mesmo nadando com a maré favorável. Então, por que não aproveitar este tempo de tanta bonança para ousar? Foi o que fizeram ao lançar o WR-V, um modelo que o fabricante denomina como um mini-SUV, feito a partir da plataforma do Fit, um sucesso inconteste desde seu lançamento. É preciso reconhecer que foram muito além dos apliques e dos adereços que normalmente outros concorrentes usam para “incrementar” versões nascidas para serem urbanas.
A Honda foi mais longe. Trabalhou bem a suspensão, reforçando todo o conjunto, elevou a altura do carro e modificou bem sua dianteira, onde foi feliz no design, e mexeu na traseira, em modificações que mostraram ser mais polêmicas do que harmoniosas. Mas como gosto não se discute, deixemos a subjetividade de lado.
Super Motor avaliou o modelo por 20 dias e pôde sentir que, por sua presença ainda tímida nas ruas, chama atenção por onde passa. É, ainda, desconhecido em estacionamentos, mas de uma forma geral foram positivas as opiniões dos se manifestaram quanto às linhas do WR-V. No uso do dia a dia, é natural que remeta sua dirigibilidade e outras características ao irmão que lhe deu origem.
No caso específico do WR-V, o fato de ter a suspensão elevada não significa instabilidade em curvas. Entra e sai bem, sem sustos ou arroubos. É importante ressaltar que seus predicados para o fora de estrada não lhe garantem aventuras radicais em trilhas inóspitas, é preciso entender os limites de sua proposta. Com preço sugerido de R$ 79,4 mil para a versão EX, e R$ 83,4 para a ELX, o WR-V pode até canibalizar a versão mais cara do Honda Fit e tirá-la do catálogo, forçando-a a incorporar mais equipamentos. Mas isso, só o tempo dirá.
Ficha técnica
Motor. 1.5 flex 16V com 116/115 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3/15,2 kgfm de torque a 4.800 giros
Câmbio. automático CVT
Direção. Elétrica
Tamanho. 4 m (comprimento), 1,73 m (largura), 1,60 m (altura) e 2,55 m (distância entre-eixos)