O Fiat Cronos, concorrente direto do recém-lançado Volkswagen Virtus, já começou a ser distribuído para as revendas da marca italiana no Brasil e será lançado oficialmente no país no próximo dia 21 de fevereiro. Apesar de a FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) ainda não ter divulgado os preços, Super Motor já sabe que a variante sedã do Argo será oferecida em quatro versões (Drive 1.3 manual, Drive 1.3 GSR e Precision 1.8 – manual ou automática). O modelo deve partir dos R$ 59 mil, conforme estimativa feita pela revista “Quatro Rodas”. A versão top de linha deve custar em torno de R$ 72 mil.
As duas versões Drive serão equipada com o motor Firefly 1.3, de quatro cilindros, com 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (quando abastecido com etanol).
A opção manual virá com câmbio de cinco marchas. Já o Cronos Drive 1.3 GSR vem com transmissão automatizada. O já conhecido câmbio acionado por botões, uma evolução do sistema Dualogic, é o mesmo já adotado no Fiat Mobi e no novo Uno.
Recheio básico
Desde a versão de entrada, o Cronos virá equipado com central multimídia com tela touch screen flutuante de sete polegadas, volante multifuncional, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos e trava elétrica. No painel de instrumentos, há um display de TFT de 3,5 polegadas. O carro virá ainda com sistema Isofix para cadeirinhas infantis e de monitoramento de pressão dos pneus.
Na versão 1.3 GSR, o câmbio automatizado vem com paddle shifts atrás do volante para trocas manuais das marchas. Sistema start-stop do motor, controles de estabilidade e de tração e hill holder também são itens de série a partir desta versão. O porta-malas do Cronos é de 525 L, pouco maior que o do também novato e rival Volkswagen Virtus (521 L).
Precision 1.8
As versões Precision virão com o motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (também com etanol). Com câmbio manual de cinco marchas, o Cronos 1.8 acrescenta, além de todos os itens da versão 1.3, rodas de liga leve aro 16, faróis com guias de luz (que imitam LED) e luzes de neblina, além de retrovisores elétricos com função tilt down. Completam o pacote sensor de estacionamento traseiro, alarme, e os vidros traseiros, também elétricos.
A versão top de linha terá o mesmo câmbio automático de seis marchas do irmão Argo e da picape Toro e vem com borboletas atrás do volante para trocas manuais das marchas. O Cronos Precision automático traz ainda outros mimos como volante revestido em couro e apoio de braço para o motorista.
Entre os opcionais da versão 1.8 do sedã, destaque para o ar-condicionado digital e automático, os airbags laterais, além de câmera de ré e display de TFT de sete polegadas no painel de instrumentos. Bancos revestidos em couro e rodas de liga aro 17 também estão na lista.
Primeiras e boas impressões
Antes mesmo do lançamento oficial, Super Motor foi convidado pela Fiat para um test drive com o Cronos. Tivemos a oportunidade de dirigir a versão de entrada do modelo, a Drive 1.3, com câmbio manual de cinco marchas. O trajeto de pouco mais de 50 km foi da fábrica da Fiat, em Betim, até Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Definitivamente, o Cronos não ficou com cara de sedã de tiozão. A traseira é curta deixando as linhas do carro bem proporcionais em relação a resto da carroceria. O capô com vincos marcantes também chama atenção.
Mesmo com quatro pessoas a bordo, o motor 1.3 do Cronos não fez feio. Trabalhou bem com o câmbio manual de cinco marchas, apesar de exigir reduções nas subidas mais fortes e retomadas. O acerto da suspensão do Cronos é super macio e favorece mais ao conforto. A direção elétrica progressiva é bem levinha, como se espera. No geral, o equilíbrio do carro nas curvas e ultrapassagens rápidas também pareceu ok, apesar de não termos encarado trajeto sinuoso.
O espaço interno do Cronos é razoável. Com duas pessoas acima de 1,80 m no banco da frente, ninguém atrás ficou com os joelhos relando nos bancos dianteiros. Mas quatro adultos é o limite do conforto. Acima disso, é aperto na certa. Não foi possível aferir o consumo e a Fiat não antecipou as médias oficiais.
Pelo conjunto da obra, o novo modelo da Fiat tem de tudo para fazer bonito no mercado e encarar de igual para igual seus rivais. Resta saber se os preços serão de fato competitivos.
Modelo terá uma lista grande de concorrentes
O segmento dos sedãs compactos começou 2018 para lá de aquecido e ao que tudo indica, o Fiat Cronos não terá vida fácil no mercado. Além do recém-lançado Volkswagen Virtus, a Honda acaba de apresentar a linha 2018 do Honda City, que teve o visual reestilizado, além de ganhar novos equipamentos.
A lista de rivais deve ser ainda mais extensa neste ano com o lançamento do inédito Toyota Yaris. O modelo japonês com status de mini-Corolla será fabricado por aqui inclusive. Levando em conta o tamanho, o Cronos ainda deve brigar por espaço também com Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e o Toyota Etios sedã, todos esses com preços de partida mais acessíveis.
As versões mais caras do Fiat Cronos devem disputar espaço com o Chevrolet Cobalt, atual líder de vendas do segmento, que fechou 2017 com 22.949 unidades emplacadas (57% de participação). O modelo vem com motor 1.8, de 111 cv, e sai a partir de R$ 66.590 equipado com câmbio manual. Apesar do porta-malas de 563 L, o Cobalt não oferece, por exemplo, controle de estabilidade e de tração, bem como o Honda City. Neste caso, ponto extra para o VW Virtus e o Fiat Cronos.
Espaço interno é similar ao do irmão Fiat Argo
Para o Fiat Cronos, a marca italiana usou uma plataforma diferente em relação à do Argo, que é 36 cm maior. No entanto, a distância entre-eixos é idêntica entre os dois modelos, o que significa que o espaço para os ocupantes é praticamente o mesmo. Quatro adultos de estatura mediana viajam com bom nível de conforto no Cronos.
A Fiat resolveu mesmo é caprichar no espaço para bagagens, e o sedã ficou com um porta-malas entre os mais espaçosos da categoria. Por questões estratégicas e por que não dizer, por bom senso, a Fiat também optou por não oferecer o sedã com motor 1.0 de três cilindros, presente na gama do Argo.
Em testes
Motor turbo. A Fiat não admite, mas já começou a avaliar motores turbinados, de baixa cilindrada, que deverão equipar a linha de veículos da marca no Brasil a partir de 2020, inclusive o Fiat Cronos. Nossa aposta é que eles sejam os mesmos motores flex 1.0 e 1.3, da família Firefly, com turbocompressores. A expectativa é que o novo 1.3 turbo seja 16V e renda até 150 cv de potência.
Ficha técnica
Motores. 1.3 8V ou 1.8 16V, ambos quatro cilindros, e flex (gasolina ou etanol).
Potência. Drive 1.3: 101/109 cv a 6.250 rpm. Precision 1.8: 135/139 cv a 5.750 rpm.
Torque. Drive 1.3: 14,2/13,7 kgfm a 3.500 rpm. Precision 1.8: 19,3 kgfm e 18,8 kgfm a 3.750 rpm.
Transmissão. Drive 1.3: Manual ou automatizada de cinco marchas. Precision 1.8: manual de cinco marchas ou automática de seis marchas.
Dimensões. 4,36 m (comprimento); 1,72 m (largura); 1,51 m (altura) e 2,52 m (distância entre-eixos).
Porta-malas. 525 L.