Nesta sexta-feira (21), o mais icônico esportivo de rua da Ferrari completa 30 anos de história. No dia 21 de julho de 1987, a fabricante italiana de carros apresentava ao mundo a F40, no Centro Cívico da cidade de Maranello, onde hoje funciona o museu da Ferrari.
Criada para comemorar os 40 anos do cavallino rampante, a F40 foi o último modelo da Ferrari a ser assinado pelo fundador da marca, Enzo Ferrari. “Há pouco mais de um ano, expressei aos meus engenheiros o desejo de produzir o melhor carro do mundo. E este carro está aqui”, disse ele durante a apresentação da F40. Pouco mais de um ano depois, Enzo faleceu aos 90 anos.
Na época, o novo esportivo derivado da Ferrari 308 GTB e do protótipo 288 GTO Evoluzione foi considerado uma obra-prima de estilo e engenharia, que se firmou como símbolo de carro esportivo por várias gerações.
Para homenagear o modelo, no aniversário de 30 anos da "lenda sobre rodas" a Ferrari resolveu compartilhar e divulgar imagens memoráveis da F40, entre elas a de três dos principais criadores do modelo: Ermanno Bonfiglioli, chefe de projetos especiais da Ferrari, Leonardo Fioravanti, designer da Pininfarina, e o piloto de testes Dario Benuzzi.
Pura velocidade
O bólido chamava muito a atenção por sua aparência de carro de corrida. A F40 trazia um motor central-traseiro 2.9 litros, V8 biturbo, com 484 cv de potência a 7.000 rpm e 58,8 kgfm de torque a 4.000 rpm.
O superesportivo de tração traseira e com câmbio manual de cinco marchas acelerava de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chegava a velocidade máxima de 320 km/h. Até hoje, poucos são os superesportivos que têm um desempenho como este.
Confira o reencontro do piloto Dario Benuzzi com a F40 e outros modelos da marca:
A F40 foi produzida entre 1987 e 1992. Neste período de cinco anos foram vendidas cerca 1.315 unidades do bólido italiano que, na época, custava por volta de US$ 400 mil (em dinheiro de hoje cerca de R$ 1,2 milhão). Atualmente, quem é dono de uma F40 não costuma pôr o carro à venda. Na Europa, no entanto, unidades mais usadas não custam menos de R$ 2,2 milhões.