A Iveco Bus, marca da CNH Industrial, e a Caio acabam de lançar no mercado o primeiro micro-ônibus inclusivo do Brasil. Equipado com poltrona móvel, da marca Elevittá, o SoulClass tem como diferencial facilitar a acessibilidade para passageiros com mobilidade reduzida. Trata-se do mesmo equipamento incluído na gama do utilitário Daily, em agosto do ano passado.
O novo modelo de micro-ônibus é baseado no chassi 70C17, com carroceria Caio F2200i. A versão executiva acomoda 24 passageiros, incluindo até dois cadeirantes, mais o condutor. "Isso é possível graças ao Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) da Elevittá, que posiciona a poltrona preferencial do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro com mobilidade reduzida embarcar e desembarcar com mais conforto e segurança", explica Gustavo Serizawa, gerente de marketing de Produto da Iveco Bus para a América Latina.
Além da versão executiva, o SoulClass também tem uma opção escolar. As duas opções do modelo vêm equipadas com o motor FPT F1C de 3 litros, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, com 170 cv de potência, segundo a Iveco, o mais potente entre os micro-ônibus. Graças à tecnologia EGR, o veículo não precisa usar Arla 32. Os preços do SoulClass não foram divulgados pela Iveco Bus.
Líder de mercado
O segmento de micro-ônibus encerrou 2016 com 1,2 mil unidades, tendo a Iveco Bus liderado com 48% de participação neste segmento. A empresa calcula que cerca de 8 mil unidades do micro-ônibus com chassi 70C17 estejam circulando pelo país atualmente.
O SoulClass se enquadra nas regras da portaria 269 do Inmetro, que entrará em vigor em julho, e exige dos novos ônibus do segmento rodoviário equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, disponibilizados também para outras versões, como os escolares.