A Toyota registrou no Brasil a patente dos desenhos industriais do híbrido Prius C, conforme divulgado na revista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na semana passada.
O Prius C é a versão compacta e mais barata do Prius “convencional” e é vendido em mercados como Estados Unidos e Japão. O pedido de registro no INPI é de 2011, mas só foi confirmado agora pelo órgão. A Toyota não confirma ou comenta nada sobre o assunto, mas a patente do Prius C no Brasil pode ter a ver com o ambicioso plano da montadora de largar na frente e consolidar a venda de veículos com tecnologia híbrida em nosso país, o que já é uma realidade nos Estados Unidos e na Europa.
O que também já não é segredo para mais ninguém é o desejo da marca japonesa de ser a primeira a produzir um carro híbrido movido a etanol. No entanto, a hipótese de o Prius – vendido hoje no Brasil por R$ 126 mil – ser o primeiro híbrido flex da Toyota já foi até descartada pela fabricante. Pois então, seria o “mini” Prius o modelo escolhido para a estrear a tecnologia?
Possibilidade real
Na prática, os custos de produção do Prius C no Brasil seriam amortizados já que o híbrido usa a mesma plataforma do Yaris, modelo com lançamento e fabricação local confirmada para o Brasil ainda neste ano.
Nos EUA, o Prius C acaba de ganhar uma reestilização. Lá, o compacto custa a partir de US$ 20,6 mil (cerca de R$ 66 mil). O modelo é um pouco maior que o Etios (4,13 m de comprimento e 2,55 m de distância entre-eixos). O compacto utiliza um motor 1.5, de 74 cv, que trabalha em conjunto com o propulsor elétrico, de 61 cv. A potência combinada é de 100 cv. O câmbio é automático do tipo CVT.