Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Na França

'Rainha do Rali' pilota carro de F-1 aos 79 anos

Ação fez parte das comemorações dos 40 anos da Renault Sport, braço esportivo da marca francesa. Ex-campeã de provas de rali na Europa, a senhora Rosemary Smith mandou ver na pista do circuito de Paul Ricard, no sul da França

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Rosemary Smith
PUBLICADO EM 14/07/17 - 10h26

Como parte das comemorações dos 40 anos da divisão esportiva da marca, a Renault Sport convidou a irlandesa Rosemary Smith, de 79 anos, para sentir a emoção de pilotar um carro de Fórmula 1, no circuito de Paul Ricard, na França.

No entanto, senhora Smith não é uma idosa qualquer. Nascida em Dublin, na Irlanda, ela foi uma das primeiras mulheres pilotos de rali do mundo nos anos de 1960. Antes disso, começou sua vida profissional como designer de moda e abriu sua própria loja de roupas.

Certo dia, um de seus clientes a convidou para participar de um rali, como navegadora. Ela topou e nunca mais largou as pistas. Com o tempo, pulou para o banco do motorista e virou piloto de rali profissional. Em 1964, Smith ganhou seu primeiro troféu na Irlanda dirigindo um Sunbeam Rapier. Fora a primeira de muitas conquistas atrás do volante de um carro de competição.

Assista ao vídeo:

Dona de autoescola

A Rainha do Rali, como chegou a ser apelidada deixou os campeonatos no fim dos anos 70, mas não deixou de lado sua paixão por pilotar. Comprou um Renault Clio e abriu uma autoescola e lutou por mais de 20 anos para que a formação de condutores fosse introduzida no currículo escolar dos colégios irlandeses.

Mas, segundo ela, pilotar um carro de F-1 é algo que nunca passou por sua cabeça. “Dirigir um carro de 800 cv é algo com que eu e muitos outros pilotos sempre sonhamos, mas nunca pensei que um dia teria essa chance”, contou Rosemary. “Quando a Renault me procurou, eu agarrei a oportunidade”, disse Smith.

Com o apoio e o treinamento da Renault Sport, incluindo do piloto Jolyon Palmer, a ex-designer de moda mandou ver no circuito Paul Ricard, que fica em Le Castellet, no sul da França. “Com certeza um carro de F1 é muito diferente dos antigos modelos de rali com os quais eu estava acostumada, mas a experiência foi incrível”, vibrou a eterna Rainha do Rali.

O que achou deste artigo?
Fechar

Na França

'Rainha do Rali' pilota carro de F-1 aos 79 anos
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter