O Salão de Milão do ano passado mostrou uma tendência cada vez mais presente nas fabricantes de motocicletas: a atenção especial dada a modelos on–off de média cilindrada. Inclusive no Brasil, que se prepara para receber alguns modelos neste segmento de motos.
A Suzuki ainda não confirma, mas tudo indica que um deles seja a nova V-Strom 250, apresentada inicialmente na China, em outubro do ano passado, como opção de entrada para a linha aventureira da fabricante japonesa, que já atua no Brasil no segmento com a maxitrail V-Strom 1000 e as bigtrails V-Strom 650 e 650XT.
O modelo é equipado com o mesmo motor da Inazuma, vendida no Brasil por R$ 13.900, mas retrabalhado para se adaptar ao rodar tanto da cidade quanto fora de estrada. São dois cilindros paralelos, com refrigeração líquida e câmbio de seis marchas. A potência máxima fica em 25 cv a 8 mil rpm e o torque chega a 2,39 kgfm nos 6.500 giros.
Já o tanque de combustível carrega 17 litros, que a Suzuki garante serem suficientes para uma autonomia de cerca de 500 quilômetros, ou seja, um consumo de até 30 km/L.
Um toque retrô
O visual se assemelha ao das V-Strom maiores, mas um detalhe a distancia na dianteira: o farol redondo, que transmite certo ar retrô. A traseira, no entanto, recebe lanterna em led e aposta em uma imagem mais contemporânea. O painel também é bem moderno, totalmente digital. Nele, são acessadas funções como computador de bordo com consumo médio e instantâneo e ainda alerta para troca de lubrificante.
Os pneus aro 17 nos dois eixos indicam uma proposta mais rodoviária do que de off-road, com 110/80 à frente e 140/70 atrás. A moto traz sistema de freio ABS, bagageiro e dois suportes laterais em alumínio. O banco tem dois níveis e suas suspensões são alongadas, o que a torna apta para trilhas leves em estradas de terra.
Expectativa de mais novidades em outubro
Em alguns mercados, a Suzuki V-Strom 250 já aparece no site da Suzuki, mas ainda sem preço definido – caso do Reino Unido. Por aqui, o mais provável é que o novo modelo seja a principal atração da Suzuki no Salão Duas Rodas de São Paulo, que acontecerá em outubro. No evento, também deve aparecer a conterrânea Kawasaki Versys-X 300, aventureira que usa o mesmo motor da esportiva Ninja 300 e da naked Z300.
Caso isso se confirme, as duas devem disputar espaço com modelos como Honda XRE 300 e Ténéré 250 e se mostrar opções mais em conta para possíveis consumidores da BMW G310 GS.
Saiba mais
Mercado. No Brasil, as concorrentes da V-Strom 250 seriam hoje: a Honda XRE 300 e a Yamaha Ténéré 250.
Acessórios. Na Europa, o modelo poderá receber encosto para o garupa, malas laterais rígidas e protetor de mãos e de cárter.
Controvérsia. Quando foi apresentada, o visual com farol redondo gerou críticas.