As compras realizadas no exterior geralmente despertam a atenção do público em geral, que vê nas ofertas e nos preços uma grande vantagem de adquirir produtos em sites estrangeiros. Em contrapartida, com o forte crescimento do comércio virtual brasileiro, diversos benefícios têm caído por terra, fazendo com que a compra em lojas nacionais seja muito mais vantajosa. A diferença, entretanto, não é tão óbvia e alguns fatores são extremamente persuasivos. Veja:
Segurança
A segurança dada pelos sites brasileiros é garantida principalmente pela certeza de que o cadastro da loja pode ser conferido e averiguado, situação que pode ajudar a evitar fraudes. É importante que o consumidor esteja ciente da credibilidade da marca e, principalmente, se assegure de que aquela loja possui registro e um CNPJ válido. A tranquilidade dada por essa informação é uma das principais vantagens para o comprador.
Entrega
Os prazos de entrega também são fatores decisivos no momento da compra. Isso porque, apesar de e-commerces internacionais oferecerem preços mais atrativos, muitas vezes a entrega leva muito mais tempo do que o cliente deseja aguardar, principalmente no caso de produtos de uso imediato. A logística brasileira tem evoluído muito nesse sentido, saindo da limitação da entrega via correios e utilizando novas formas de fazer com que o produto chegue cada vez mais rápido ao consumidor. É o caso de empresas terceirizadas e focadas justamente no rápido transporte, atingindo prazos de até mesmo um dia de espera.
Numeração
Os erros de numeração e equívocos cometidos na hora da compra são também questões que pesam na hora de decidir. Isso porque, muitas vezes, produtos do vestuário possuem padrões internacionais ou não especificam claramente as medidas das roupas. Para adquirir um calçado, a dificuldade em comprar em lojas estrangeiras é ainda maior, já que o padrão da numeração é completamente distinto em relação ao Brasil. Problema semelhante ocorre com o padrão de tamanho entre variados modelos de vestidos, por exemplo, com o agravante de muitas vezes não ser possível trocar a peça em lojas internacionais.
Troca
Outra problemática pode ser a troca dos produtos, que em geral requer uma disponibilidade e diálogo com cada vendedor. No caso de lojas maiores de fora do país, esse procedimento leva ainda mais tempo e necessita de grande paciência por parte do comprador, que precisa comprovar a necessidade de troca, devolver para o fabricante e ainda aguardar a verificação e reenvio da peça.
Reclamações
As reclamações podem incluir ainda, questões como produtos retidos pela alfândega e a necessidade do pagamento de taxas, já que o Brasil impõe limites quanto a importação. Não é incomum ouvir casos de produtos que dobraram seu valor apenas ao ficarem retidos pela Receita Federal. Essa é uma das principais aflições, principalmente para quem deseja adquirir bens de maior valor, como é o caso de eletrônicos.