A presença do tricampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, agitou nesta quarta o Mobile World Congress. A palestra que o piloto da Mercedes participou aconteceu na maior sala de conferências da feira. Errou quem pensou que o piloto iria tratar de competição esportiva. Convidado pela Qualcomm, empresa norte-americana de tecnologia – patrocinadora da Mercedes –, Hamilton explicou que o grande objetivo da parceria é desenvolver tecnologia para poupar tempo na análise de dados durante as corridas.
Juntamente com Paddy Lowe, diretor técnico da Mercedes AMG Petronas, e Derek Aberle, presidente da Qualcomm, o piloto salientou a importância do uso de dados no mundo altamente competitivo da Fórmula 1. O piloto afirmou que os números não só levam a conduzir bem o carro, mas também ajudam a entender exatamente o que se precisa fazer. “Hoje não é necessário apenas saber sobre a tecnologia, é preciso ser capaz de se comunicar com o carro. A comunicação entre mim e o meu carro funciona muito melhor do que um casamento”, disse, aos risos, o tricampeão mundial.
O britânico afirmou ser essencial a tecnologia para conseguir as vitórias. Ele explicou que o carro da Mercedes conta com muitos sensores, que colhem informações para diagnosticar o estado do veículo e auxiliam na tomada de decisões durante as provas.
Esse é o foco da Qualcomm. Os engenheiros da empresa desenvolveram um sistema de telemetria ao vivo que coleta dados do carro. Agora, trabalham em uma solução de wi-fi para colher um maior número de dados durante as provas. Anteriormente, era necessário cerca de 20 minutos.
A melhoria foi confirmada por Hamilton. “No passado, nós tivemos testes longos, grande espera enquanto eles faziam a baixa dos dados. Se você pode otimizar, isso faz a diferença entre ganhar e perder. É incrível ver o quão rápido é agora”, afirmou.
Carros elétricos. O presidente da Qualcomm apresentou os avanços que a sua empresa tem alcançado desde que entrou para o mercado automóvel. Derek Aberle revelou que pretende investir no mercado dos carros elétricos e dos carros autônomos. Segundo ele, a Qualcomm quer eliminar os entraves para a utilização desse tipo de veículo. “E se um dia chegamos a casa e nos esquecemos de deixar o nosso carro elétrico a carregar? Como vamos para o trabalho?”, questionou. A resposta é o desenvolvimento de mecanismos façam com que o veículo se carregue sozinho.
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