Recuperar Senha
Fechar
Entrar

TECNOLOGIA

Novo iOS 8 tem suporte a teclados alternativos

Liberado para o público, o iOS 8 tem suporte para aplicativos como Fleksy, Minuum e SwiftKey, teclados que possuem de formas de escrita diferentes a opções de personalização

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Tim Cook
Tim Cook, CEO da Apple, apresenta iOS 8.
PUBLICADO EM 21/09/14 - 15h51

Com a nova versão de seu sistema operacional móvel, a Apple passou a permitir, pela primeira vez, a instalação de teclados criados por outros desenvolvedores algo já disponível no rival Android há algum tempo.

Liberado para o público, o iOS 8 tem suporte para aplicativos como Fleksy, Minuum e SwiftKey, teclados que possuem de formas de escrita diferentes a opções de personalização.

O Fleksy (US$ 0,99), por exemplo, troca algumas ações por gestos. O usuário pode apagar caracteres deslizando o dedo para a esquerda ou adicionar um espaço deslizando para a direita, o que torna a digitação mais ágil. Foi no Fleksy, aliás, que um adolescente brasileiro bateu o recorde do livro "Guinness" de digitação mais rápida num celular, em maio deste ano.

Já a marca do SwiftKey (gratuito) é a escrita baseada em "swype", em que o usuário arrasta o dedo sobre as letras para formas palavras. O aplicativo já estava disponível na App Store antes, mas só servia para criar notas no serviço Evernote.

Tanto o Fleksy quanto o SwiftKey suportam o nosso idioma e oferecem diversas opções de cores. O primeiro, no entanto, pode ser conectado às redes sociais para aprender como o dono escreve.
O mais diferente deles é o Minuum (US$ 1,99), que ocupa muito menos espaço da tela do celular, pois a disposição das letras é condensada.

Ele aposta na autocorreção e na sugestão de palavras para garantir que o usuário não escreva tudo errado muito embora seja difícil saber qual letra está sendo pressionada. Felizmente, oferece a possibilidade de se apresentar no tamanho comum. Infelizmente, ainda não tem suporte ao português.
Há outras opções de teclado na App Store, claro, como o Swype. Além de mais aplicativos do gênero sendo desenvolvidos para se aproveitar do iOS 8.

O novo sistema operacional móvel da Apple também trouxe melhorias para o aplicativo da câmera, uma "central de saúde" (para acompanhar dados sobre alimentação, batimentos cardíacos etc.) e notificações mais "inteligentes" (que permitem ao usuário interagir com elas sem abrir seus respectivos apps).

Folha Press

O que achou deste artigo?
Fechar

TECNOLOGIA

Novo iOS 8 tem suporte a teclados alternativos
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter