Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Noruega

Patrimônios Unesco no país

O país dos vikings possui, em muitas localidades, atrativos reconhecidos pelo órgão internacional, como Røros, Geiranger, Urnes, Alta e Bryggen

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
BN
A igreja de madeira de Urnes
PUBLICADO EM 10/02/18 - 03h00

A Noruega esbanja magníficos recursos naturais e uma rica cultura, herança do povo ancestral viking. Situado na península escandinava – ao lado de Suécia e Dinamarca –, com áreas abrangendo o Ártico, o país ainda reserva aos visitantes surpreendentes fenômenos como o sol da meia-noite e a aurora boreal, que acontecem, respectivamente, no verão (de junho a agosto) e no inverno (de dezembro a fevereiro).

Mas, para além dessas belas manifestações naturais, o país tem muitos atrativos a oferecer, como seus magníficos fiordes (são em torno de mil), montanhas, glaciares, cachoeiras, museus e artes diversas (das tradicionais às modernas manifestações, como Gustav Vigeland e Edvard Munch, por exemplo. Não à toa que, em todo o território norueguês, existem atrativos reconhecidos pela Unesco como patrimônios naturais e culturais da humanidade, e, aqui, relacionamos cinco deles.


Igreja histórica preservada de Urnes
De madeira
. A igreja de madeira de Urnes é a mais antiga preservada da Noruega. Construída no século XII, ela está localizada na belíssima região dos fiordes, perto do município (e fiorde) de Luster. Por suas características únicas, ela é considerada, desde 1979, Patrimônio Cultural da Humanidade. Sua arquitetura é atribuída à era viking, já que a construção se assemelha à estrutura dos barcos, onde, surpreendentemente, nenhum prego foi utilizado. No interior, chama atenção a decoração iconográfica do pórtico antigo, na parede norte, cujas imagens são geralmente consideradas representações de serpentes enrolando-se em sentido ascendente; na parte inferior, é possível observar um animal de quatro patas mordendo as cobras. A igreja está aberta para visitação de maio a setembro, todos os dias da semana.

Geiranger
Fiorde.
O fiorde de Geiranger é uma obra-prima da natureza, com majestosos picos nevados, cascatas intocadas e campos verdejantes ao longo de 15 km. Por isso, em 2005, passou a fazer parte da selecionada lista de Patrimônios Naturais da Humanidade da Unesco, juntamente com o Nærøyfjord – esses dois fiordes estão entre os portos de navios de cruzeiro mais famosos da Escandinávia. Situado na costa oeste norueguesa, Geiranger é perfeito para a prática de esportes de aventura.


Røros: destino que inspirou Frozen
Patrimônio.
Røros é uma antiga vila mineira na região central da Noruega, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 1980. O cenário do local parece saído de um conto de fadas, e não é à toa que serviu de inspiração para o filme Frozen, do Walt Disney Studios. O destino, certificado como sustentável, atrai milhares de visitantes durante todo o ano, oferecendo diferentes atividades para cada estação, que vão de passeios de trenó na neve até caminhadas por uma mina de cobre do século XVII, cuja exploração foi cessada em 1977.


Histórico Bryggen
Bergen.
As casinhas coloridas de Bryggen (62 construções de época, o que restou do antigo cais do porto central da cidade de Bergen, que sofreu um incêndio em 1702) são um de seus mais importantes cartões-postais. A série de edifícios hanseáticos, onde hoje funcionam restaurantes, museus e lojinhas, é ícone da história norueguesa; Bryggen é Patrimônio Mundial Cultural da Unesco desde 1979.


Inscrições rupestres de Alta
Museu a céu aberto.
Na charmosa cidade de Alta, no norte da Noruega, existe um museu um tanto inusitado: lá, foram encontrados desenhos em pedra – pinturas rupestres que retratam animais e cenas de caça e de coleta –, datados do período de 7000 a 2000 a.C. Esse tesouro entrou para a lista da Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985 e se destaca por ser o único monumento pré-histórico da Noruega a ser reconhecido pela Unesco. O museu oferece visitas guiadas durante o ano todo.

O que achou deste artigo?
Fechar

Noruega

Patrimônios Unesco no país
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter