Acrônimo

STJ decide que ALMG precisa autorizar processo contra Pimentel

Por 8 votos a 6, Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu que parlamento mineiro precisa autorizar abertura de ação penal

Qua, 05/10/16 - 17h41

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 8 votos contra 6, pela necessidade de autorização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para que haja abertura de ação penal contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

O julgamento se arrastou pelos últimos quatro meses, tendo ocorrido três adiamentos motivados por pedidos de vista dos ministros.

Pimentel é alvo de ação penal que trata de suposta propina que ele teria recebido quando foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. À época, ele teria beneficiado o grupo Caoa.

No caso, o atual governador foi denunciado pelo MPF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, tendo como a investigação da operação Acrônimo e a delação premiada de Benedito Oliveira, o Bené, que, em depoimento, disse que Pimentel recebeu R$ 20 milhões.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.