Atrações

Água impulsiona turismo

Um dos maiores destaques do Estado são as cachoeiras que valorizam várias regiões

Qua, 22/03/17 - 03h00
Romance. Caroline Diamante e Pedro Henrique se casaram na cachoeira do Telésforo, Diamantina | Foto:

Apesar de não ser banhado pelo mar, Minas Gerais é um Estado com diversas atrações para os visitantes que escolhem seus destinos pensando em relaxar, nadar, pescar ou praticar esportes náuticos. Assim, a água se apresenta como um importante fomentador do turismo. Um dos maiores destaques do Estado são as centenas de cachoeiras espalhadas em diversas regiões.

“Muitos de nossos parques estaduais abrigam cachoeiras que atingem quantidade máxima de visitantes. Ou seja, elas são um fator de incentivo para visitas. Os números mostram que o turismo está redescobrindo o Brasil, e as cachoeiras de Minas são parada obrigatória”, analisa o secretário adjunto de Estado do Turismo, Gustavo Arrais.

Uma das maiores concentrações de cachoeiras está na Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho, há 100 km da capital. Segundo Ayla Bitencourt, que há 7 anos é proprietária da pousada Aconchego da Serra, o maior volume turístico da região se deve às quedas d’água.

“O número de visitantes do parque nacional, que tem acesso gratuito, triplicou nos últimos 3 anos. As cachoeiras são nosso maior patrimônio, pela beleza, pela oportunidade de relaxamento e reposição de energia. Nós não passamos uma semana sem ir a uma cachoeira”, diz.

Ela destaca que a importância da água é tão grande que o período seco prejudica o movimento. “Há 3 anos a Véu da Noiva secou, e isso afetou o turismo. Muita gente me ligou preocupada achando que todas as cachoeiras da Serra do Cipó tinham secado”, lembra Ayla.

Destination Wedding. As cachoeiras de Minas também têm potencial para o “destination wedding”, ou seja, a tendência de casamentos realizados em destinos turísticos especiais. Enquanto alguns casais escolhem se unir em castelos ou praias paradisíacas, Caroline Diamante, jornalista, e Pedro Henrique Paula, engenheiro civil, realizaram uma cerimônia civil às margens da cachoeira do Telésforo, em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina.

“A escolha da cachoeira se deu pelo nosso estilo de vida, de gostarmos de estar perto da natureza e por eu sempre frequentar o lugar desde pequena. O começo da minha história com o Pedro também foi nessa região”, conta Caroline.

Para ela, as cachoeiras de Minas possuem incrível potencial turístico, mas devem ser preservadas. “As pequenas cidades estão se desenvolvendo em torno das cachoeiras. Espero que esse crescimento venha acompanhado de consciência ecológica, visto que a água é um bem muito precioso”, pontua. 

 
O aplicativo Cachoeiras Estrada Real facilita o acesso do turista com um mapeamento dos principais atrativos naturais dos municípios. O app é gratuito para Android e iOS.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.