Trânsito

BH terá 137 radares que ‘leem’ placas e flagram até clonagem

Mudança acontecerá nos próximos 60 dias; avenida Amazonas terá mais aparelhos multifuncionais

PUBLICADO EM 16/05/17 - 03h00

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) trocará 137 radares por equipamentos multifuncionais capazes de identificar, além do excesso de velocidade, clonagem de veículos e irregularidades em documentos de carros por meio da leitura da placa. A mudança ocorrerá nos próximos 60 dias.

Os novos contratos terão custo de R$ 20,6 milhões e, na avaliação da BHTrans, serão aliados para orientar as políticas de engenharia de tráfego e de redução de acidentes. Isso porque a nova tecnologia do aparelho também poderá registrar a velocidade média que o carro desenvolve.

“Esses dados vão nos auxiliar enormemente a fazer nosso planejamento e implementar ações na engenharia de tráfego. É uma novidade tecnológica muito importante no âmbito da fiscalização, que vai nos auxiliar a manter os números de acidentes e mortes no trânsito em queda”, disse a assessora da Diretoria de Ação Regional da BHTrans, Mônica Mendes.

Dados da empresa mostram que, desde 2011, quando se implantou o programa de expansão da fiscalização por radares na capital, o número de mortes no trânsito caiu 30%: de 217, em 2011, para 150 em 2015. Nesse período, a quantidade de faixas fiscalizadas por excesso de velocidade passou de 182 para 981, um crescimento de 439%.

Licenciamento. Os alertas de possíveis veículos clonados serão emitidos quando um carro com a mesma placa for flagrado por radares que estiverem em locais diferentes, em um período de tempo em que seria impossível esse deslocamento. Já a velocidade média poderá ser medida pelo sistema calculando-se o tempo que determinado veículo demorou para percorrer a distância entre os dois radares.

Já quanto à tecnologia que identifica documentação irregular do carro, a BHTrans informou que essa não é a prioridade da empresa. “Nada impede que, no futuro, haja esse tipo atuação dos radares, mas neste momento isso não ocorrerá, até porque esse tipo de fiscalização é uma responsabilidade do Estado, e fazer essa fiscalização demandaria um convênio firmado junto à prefeitura”, detalhou.

Entre os novos radares, serão 66 de excesso de velocidade, 49 de avanço de sinal e 22 de invasão de faixa exclusiva para ônibus. A avenida que terá o maior número de equipamentos instalados será a Amazonas, com 15 de avanço de sinal e nove de excesso de velocidade. A avenida Nossa Senhora do Carmo é a que terá o maior número de equipamentos de invasão de faixa de ônibus, oito no total.


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Prazos. Os contratos dos radares foram encerrados em janeiro e março. Os equipamentos serão retirados para implantação e manutenção deles com a nova tecnologia. Sem os 137 que serão substituídos, restarão ainda 215 fazendo a fiscalização de excesso de velocidade, avanço de sinal e invasão de faixa de ônibus.

Custos. Cada radar terá um custo médio aos cofres públicos de R$ 5.000 por mês – a BHTrans não informou o valor do aparelho sem a nova tecnologia. Os contratos de implantação e manutenção foram divididos em dois. O primeiro foi vencido pelo Consórcio BH Segura, ao preço de R$ 10,8 milhões – o aparelho é da empresa. O segundo lote ficou com a Splice, a um custo de R$ 9,8 milhões.

Histórico. A Splice já esteve envolvida em uma investigação que apurou o pagamento de propina para vencer licitação, mas nos contratos firmados em BH não foram encontradas irregularidades.


Informações podem ajudar a melhorar fluidez no trânsito

Os dados coletados pelos novos radares vão auxiliar a gestão de trânsito da BHTrans e têm potencial para ajudar os motoristas a reduzir a ansiedade no trânsito, segundo Silvestre Andrade, consultor de tráfego e transportes.

Ele explicou que, com os dados da velocidade média, a BHTrans poderá avaliar se os resultados estão compatíveis com o esperado para a via. “Se estiver acima da previsão, é um sinal de que os motoristas estão abusando e é necessária uma nova ação para inibir o excesso de velocidade. Se ela estiver abaixo, é um diagnóstico de que é preciso uma intervenção de engenharia de tráfego para garantir o fluxo, como um novo padrão semafórico”, disse. Andrade ainda explica que outras cidades do mundo utilizam essas informações em painéis. (BM) 

comentários (21)

House
Acho interessante esse investimento gigantesco em radar em Bh e em todo Brasil isso não foi criado pra educar e sim pra arrecadar tem radar ate em curva de onde o carro não passa de 30 km por hora dai me vem e dizem que e pra educar radar em locais ermos de onde o motorista para e corre o risco de ser assaltado e ninguém faz nada cadê o Ministério Publico pra averiguar pra onde vai o dinheiro da indústria da multa
0

7:57 PM May 16, 2017
MARCELO VIEIRA
Eu votei no Kalill imaginando que faria a diferença. Abriria a caixa preta da BHtrans. Abriu nada. Tudo enganação. Votei nele por ser diferente dos demais. Falou e escreveu muita coisa. Mas político e futebol é a mesma coisa: Não há verdade que dure mais de um dia. Infelizmente, não há confiança. Não há credibilidade. Anos e anos eu não voto, qdo voto, dá no que deu. Essa BHtrans é uma máquina de ganhar dinheiro com multas e tantas outras coisas. Resolver problemas mesmo nada. Especialidade da BHtrans e guarda municipal: São peritos em multa e tumultuar o transito e desfilar de carro para cima e para baixo como se fossem deuses.
0

5:47 PM May 16, 2017
Fernando Fulgêncio
Os sinais não tem nenhuma sincronia, as ruas são todas esburacadas (piores que estrada de terra), os bueiros são desnivelados (são verdadeiros buracos nas ruas), não temos metrô, somos roubados e ameaçados todos os dias por flanelinhas... E o que a PBH faz em relação a esses problemas? Nada. Absolutamente nada. Mas investem pesado em radares para o "bem da população"? Se a PBH estivesse interessada em prestar serviço ao povo ela resolveria esses problemas. Está mais do que evidente que o objetivo de tantos radares é outro.
0

4:55 PM May 16, 2017
Aqui se faz, aqui se paga
Não sei porque esses vândalos não quebram ou coloca fogo nesses radares somente em Ônibus, queria ver todo dia uma noticia que um radar foi queimado, ai amigaum, não terá empresa que queira vencer uma licitação visto que o tanto de radar queimado, geraria prejuízos.
7

4:00 PM May 16, 2017
FGS
Os bons motoristas pagam pelos maus (no sentido de roda-dura mesmo). Imagina um domingo à tarde ou madrugada e você andando a 60 km/h na Amazonas. Se é alguém voltando do serviço ou que não tenha dormido bem à noite, é perigoso cochilar ao volante. É mais fácil envolver em acidente assim que com velocidades mais altas.
1

3:34 PM May 16, 2017
Lucas
Toda hora aparece notícias de acidentes gravíssimos causados por excesso de velocidade e imprudência na cidade e ainda tem gente defendendo que não deve haver fiscalização? Tenham a santa paciência. Se não querem tomar multa é só andar na velocidade correta. Se acham que multa é caro, imaginem a conta do hospital pra quem é vítima desse pessoal que se saem barbarizando por aí e pondo a vida dos outros em riscos. Tem que tomar multa pesada mesmo, aliás devia ser até ser proporcional ao patrimônio pessoal, já que pra esses boyzinhos que saem tirando racha em carro importado mil reais é troco de pão...
0

2:43 PM May 16, 2017
Marcio Elias de Souza
Fico impressionado com a agilidade desses "orgãos" em conseguir e instalar apetrechos para onerar a população de modo geral. Os estragos nas ruas e avenidas com buracos, ondulações e falta de marcação de faixas não são feitos. Agora para penalizar é rapidinho. Deveriam se espelhar em países mais adiantados e evoluídos que punem o cidadão que não respeita as leis mas dão na mesma proporção, ou maior, a condição para que ele circule com segurança e garantia.
9

11:55 AM May 16, 2017
MARCELO VIEIRA
contrato de 20 milhões para implantação dos radares? Quem será que vai pagar a conta? E a propina da industria da multa? Só encontra guarda municipal e BHtrans nas ruas para multar e tumultuar o trânsito. Na boa, não acredito na idoneidade do poder público. Uma nação falida, fruto da corrupção, cofres vazios, de onde vai vir o dinheiro? Governo não fabrica, não constrói, não planta, não trabalha, não produz. Tudo que eles tem, vem do sangue e suor do trabalhador. Tudo para manter suas mordomias. O poder público é comparado a um verme que aloja no corpo do indivíduo. Só consome o que se o corpo alimenta. Se o corpo não alimenta, esse verme vai comendo o que resta do corpo até matá-lo. Não há confiança. somente uma escravidão legalizada. Paga ou morre.
3

11:54 AM May 16, 2017
MárcioeKel Gonça
Isso ainda vai render... Para a BHTrans. Só nos resta aguardar. Não demora farão da avenida amazonas que já vive parada as avenidas da Cidade de São Paulo com velocidade de 50km/h, daí meus amigos. O melhor é brigar para que o metro corte toda a cidade de Belo Horizonte e a RMBH.
4

11:42 AM May 16, 2017
delso
Só não acredito que diminuirá o impacto na Amazonas, pelo volume de linha de ônibus de Contagem. Para cada bairro da cidade vizinha há uma linha de ônibus que trafega pela avenida rumo ao centro, e consequentemente os engarrafamentos diários. O metrô já atende Contagem, mas insistem no tráfego de ônibus, para o centro de BH. A contrário de dos bairros de Venda Nova, por exemplo, não tem ônibus direto pro centro, sofrem nas estações Vilarinho e Venda Nova. Avenida Amazonas com Rua Desembargador Barcelos e Amazonas com Rua , é só a BHTRANS não fazer vistas grossas e lá deveria ter, no mínimo 02 radares pra cada alça, sem falar no desrespeito no entroncamento de Amazonas com Rua Olinda, 01 quarteirão abaixo, os ônibus e carros não respeitam quem vem daquela área, e olha que lá, na Rua Olinda é a saída de toda uma região, não tem metrô nem via expressa, como outras áreas e cidades do entgorno.
1

11:15 AM May 16, 2017
Thiago Lobato
Amazonas pega transigir de bh, contagem e betim. Sendo que há metrô para contagem. Já que querem tirar carros sem licença pra circular, deveriam pegar Pedro I e CM, onde vem carros de Vespasiano, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Pedro Leopoldo. Cidades onde aumentam absurdamente o trânsito em Belo Horizonte.
Respostas (1)
4

10:42 AM May 16, 2017
delso
Concordo.

11:06 AM May 16, 2017
Thiago Lobato
Gostaria muito de acreditar que isso é para o bem da população em não pelas cofres da bhtrans.
4

10:39 AM May 16, 2017
leon
Para trânsito tem tecnologia e dinheiro. Para segurança pública que é o que mais aflinge a população, um mero papel assinado, que é o convênio não conseguem implantar. Hoje é inadmissível um carro ser roubado ele atravessar a cidade e os órgãos públicos não darem uma satisfação. O poder público não trabalha para as demandas do povo e sim atender seus próprios interesses.
2

9:56 AM May 16, 2017
Fabiano Oliveira
Na amazonas você sai de um sinal pra ficar parado no outro. Porque a BH Trans também não investe em sinais inteligentes com onda verde permitindo o condutor trafegar com velocidade constante sem ficar parando de sinal em sinal? No mínimo duvidoso o investimento ser a título de redução de acidentes. Aliás, sinal sem onda verde é na cidade praticamente toda.
Respostas (1)
0

9:49 AM May 16, 2017
delso
Não precisa ir muito longe não, Fabiano, a falta de inteligência dos agentes quando regulam os sinais é claro. Basta ver a sincronia dos sinais nos corredores centrais do MOVE, Avenidas Santos Dumont e Paraná, enquanto um sinal abre, o próximo fecha, chega ser patético.

11:22 AM May 16, 2017
Cesar
Mentira pura, utilizam a desculpa que querem diminuir acidentes e mortes e blá blá blá, o real objetivo é ROUBAR O CIDADÃO, porque a Roubatrans não apresenta a mesma eficiência no controle de trafego, nas melhorias de circulação e principalmente na melhor fluides do transito, claro que é porque não dá dinheiro. Kalil na campanha disse que abriria a caixa preta da Bhtrans e fez ??? Claro que não fará, pois a arrecadação das multas deve ser usadas em outras áreas da prefeitura, o que não é legal né.
2

8:22 AM May 16, 2017
José Carlos
"Melhorar fluidez no trânsito"?! Não é necessário um radar para ver o que ocorre na av. Antônio Carlos enfrente a UFMG, sentido Centro. Os semáforos estão sincronizados no vermelho. Em qualquer horário há uma fila imensa de carros lá. O mesmo está ocorrendo desde março no sentido oposto, por causa dos semáforos enfrente a regional Pampulha. Às 15h a fila de carros chega até a portaria da UFMG. A falta de sincronismo dos semáforos da Antônio Carlos só perde para a Av. Vilarinho. Cadê a engenharia de "tráfico"?.
0

7:40 AM May 16, 2017
Aqui se faz, aqui se paga
Sou a favor do radar, desde que seja no modo educativo. Primeiro notifica o motorista do erro que ele cometeu no transito, na segunda um advertência, e na terceira em diante, ai sim a punição com o pagamento. Agora já sair metendo o boleto para pagar e foda mesmo. Agora, o gasto com cada radar sendo R$ 5 mil por mês, e pago em uma semana.
Respostas (2)
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7:32 AM May 16, 2017
MárcioeKel Gonça
Amigo. Você está certíssimo. Tomei uma multa na Antônio Carlos um tempo atrás. pouco mais de 23hs e tudo porque furei o sinal vermelho que estava ainda laranja e eu decidi não parar devido a ser uma noite que tinha jogo no Mineirão e tinha uns caras estranhos. Se fossem muitos eu teria parado sem problema, mas apenas dois não dá para arriscar. Recorri três vezes sempre com o mesmo argumento de que foi em defesa da vida, a BHTrans simplesmente me ignorou nas três. Isso é uma forma covarde e cruel de nos tomar dinheiro. O radar é necessário, desde que o mesmo não prejudique o cidadão.

11:50 AM May 16, 2017
delso
Pra isso teria que aumentar em 100 o nº de agentes de trânsito. Os motoristas não tem educação, competem entre si e sinal amarelo pra eles, ou grande maioria deles, é verde.

11:18 AM May 16, 2017
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