136 km

Manifestantes ocupam as ruas do centro de Belo Horizonte nesta quinta

Manifestantes se posicionam contra o presidente Michel Temer (PMDB), que aparece em gravação dando aval para compra de silêncio de Eduardo Cunha

Por BRUNO INÁCIO
Publicado em 18 de maio de 2017 | 18:27
 
 

Os manifestantes que estavam reunidos na praça Sete, no centro de Belo Horizonte, protestando contra o presidente Michel Temer (PMDB) saíram por volta das 18h e caminham em marcha pelas ruas do centro da cidade em um protesto organizado por movimentos sociais e centrais sindicais. O protesto ajuda a travar o trânsito da capital mineira que registra 136 km de congestionamento na noite desta quinta-feira (18). 

Pelo menos 50 mil pessoas, segundo os organizadores, pedem a saída do presidente Michel Temer e a organização de eleições gerais no país.

Os protestos foram marcados após o vazamento de uma parte da delação premiada dos donos do frigorífico JBS, presos na operação Carne Fraca, da Polícia Federal. No depoimento, Joesley e Wesley Batista afirmam ter gravado o presidente Michel Temer (PMDB) dando aval para que fosse paga uma mesada ao deputado cassado Eduardo Cunha, preso em Curitiba. O dinheiro seria usado para garantir o silêncio do ex-presidente da Câmara.

A avenida Afonso Pena, no sentido centro-bairro está totalmente bloqueada na altura da rua da Bahia, que também está ocupada. Em meio aos batuques e buzinas de automóveis, os manifestantes gritam "Fora Temer" e "Diretas Já".

Além de Temer, o senador Aécio Neves (PSDB) e a irmã dele, a jornalista Andreia Neves, presa na manhã de hoje pela Polícia Federal, também são alvo dos protestos.

Os líderes do movimento aproveitam o movimento para convocar uma grande manifestação no
próximo dia 24, em Brasília, contra as reformas da previdência e trabalhista e a favor de eleições diretas.

Trânsito na capital. Além das principais ruas e avenidas do centro da capital que sentiram os impactos no tráfego em decorrência da manifestação, o trânsito carregado também causa lentidão em outros pontos de Belo Horizonte. 

No Anel Rodoviário, é registrada lentidão na altura do bairro Madre Gertrudes, na região Noroeste, no sentido Vitória. A grande movimentação também causa congestionamento na avenida Cristiano Machado, no bairro Primeiro de Maio, na região Nordeste, em direção ao bairro.

Como de costume, motoristas também encontram fluxo intenso na avenida Antônio Carlos, na altura do bairro São Francisco, na região da Pampulha, também em direção ao bairro.