Região Central

Santana dos Montes decreta situação de emergência por febre amarela

Apesar de só ter um caso confirmado da doença, nove macacos morreram na cidade.

Qua, 21/02/18 - 16h59
Santana dos Montes decreta situação de emergência por febre amarela | Foto: Prefeitura de Santana do Paraíso / Divulgação

A cidade de Santana dos Montes, na região Central de Minas, gerais decretou situação de emergência por causa da febre amarela, nesta terça-feira (20). Apesar de só ter um caso confirmado da doença, nove macacos morreram na cidade. O decreto vai ajudar para que a liberação de vacinas seja mais rápida.

“O paciente que teve febre amarela está bem, recebeu atendimento e está em casa, mas tivemos muitas mortes de primatas por causa da febre amarela, o que acabou gerando uma apreensão e a certeza que o vírus circula na cidade”, informou o secretário de saúde de Santana dos Montes, Rozemberg Aparecido Teixeira.

O decreto tem 90 dias de vigência podendo ser prorrogado. Com a medida, a cidade tem acesso mais rápido a vacina e medicamentos, se houver necessidade. Para evitar que mais pessoas tenham a doença, a vacinação foi intensificada no município, que tem 3.892 moradores.

“Quatro  técnicos do Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, estão na cidade para ajudar na vacinação. A expectativa é vacinar 100% da população, mas até agora temos 88% de vacinados”, disse Teixeira.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.