Menos é mais

Produtos de beleza chegam ao mercado para otimizar espaço na nécessaire

Maquiagens multifuncionais provam que versatilidade é a tendência da vez

Por Lorena K. Martins
Publicado em 27 de junho de 2022 | 03:00
 
 
WhatsApp Image 2022-06-24 at 193909jpeg Foto: Ana Paula Aguiar/divulgação

Ao contrário de bancadas repletas de produtos e suas inúmeras funções, cena comum de backstages de desfiles de moda, a última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que aconteceu no início deste mês, provou que a máxima do “menos é mais” é, de fato, uma forte tendência. E isso não engloba somente uma maquiagem com produtos de textura leve e que muito se aproxima do acabamento natural, mas, sim, de um “enxugada” no que diz respeito à quantidade: a bola da vez são cosméticos multifuncionais para otimizar espaço – na penteadeira e na bolsa – e tempo.

Na SPFW, produtos como um balm com textura cremosa provou a sua versatilidade ao ser usado como batom nos lábios, como blush, no rosto, e como sombra, nos olhos, em desfiles como os da Anacê, Martins e Weider Silveiro – um produto cumprindo várias funções muitíssimo bem!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Carol Zaia, PR e maquiadora oficial da Sephora – maior rede de produtos de beleza do mundo –, esteve em Belo Horizonte, durante o evento Beauty Land, que apresentou as novidades da temporada e produtos inovadores no portfólio, e confirmou a tendência da versatilidade dos produtos de maquiagem e da praticidade no momento de se arrumar. “Com a pandemia, esse movimento de otimizar a rotina foi natural, as pessoas querem facilidade na hora de se maquiar. Muitas marcas estão lançando esse tipo de produto com várias funções”, apontou. 

Um dos lançamentos apresentados durante o evento foi a linha de maquiagem do beauty artist Rodrigo Costa – que, tem em seu portfólio, belezas assinadas de Anitta, Sabrina Sato e Juliette –, que trouxe produtos que podem ser usados de várias maneiras: como batom, como blush, iluminador, entre outros. Ou seja, uma forma também de estimular a liberdade criativa na hora de se maquiar: cada um usa da forma que quiser e onde quiser. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Além de otimizar o tempo tendo como aliado uma maquiagem versátil, o movimento também reporta a um novo perfil de consumidor, de acordo com Carol Zaia. “Essa tendência diz muito também sobre o consumo, mostrando que as pessoas estão de fato mais preocupadas com a quantidade de itens que adquirem. Assim, um produto que exerça a função de dois ou três, é o ideal, justamente o que este novo consumidor está buscando”, aponta. “Às vezes, dependendo da textura, esses produtos inclusive nem precisam do auxílio de pincel. É possível usar os próprios dedos para espalhar e dar o acabamento”, disse.

A influenciadora digital Ana Luiza Palhares, nome à frente do perfil @cindereladementira, que soma mais de 180 mil seguidores no Instagram, também discorre sobre a praticidade de ter somente um produto à mão para retocar a maquiagem – caso do batom que ela usa às vezes como um blush. “Aplico com os meus próprios dedos. Concentro mais quando quero mais pigmentação e menos para obter um efeito mais natural”, ensina. 

Ela lembra que, mesmo antes da oferta dos multifuncionais, já se valia de alguns truques para inovar na hora da maquiagem. O batom colorido de longa duração, por exemplo, já foi usado como delineador. “Acho interessante as marcas enxergarem a necessidade de se fazer produtos de make que sejam aplicáveis em mais de uma área no rosto. As prateleiras estão mais versáteis. Antes, a gente se virava para ter praticidade, agora, o mercado oferece essa diversidade”, brinda.