Campanha

Kalil reforça foco no saneamento 

Candidato do PHS visitou a cracolândia da Pedreira Prado Lopes e fez novos ataques à PBH

Contragolpe. Após atacar PSDB, Alexandre Kalil tem sido alvo de vídeos de João Leite por conta de seu apoio a Marcio Lacerda | Foto: Amira Hissa / Divulgação
PUBLICADO EM 17/10/16 - 03h00

Durante a manhã de ontem, o empresário Alexandre Kalil (PHS) caminhou pelas ruas da Pedreira Prado Lopes e fez novas críticas à situação do saneamento básico na região. Acompanhado do candidato a vice, Paulo Lamac (Rede), eles chegaram a entrar em casas de dois cômodos no local.

“Quando você vê rede de água oficial, de mangueira passando por cima das casas é um negócio que a gente fica indignado”, comentou Kalil.

O ponto final da caminhada foi a cracolândia, onde, segundo o empresário, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) teria “virado a cara” para a população. “Nascer pobre não adianta, nascer rico não adianta, tem vir aqui e ver o que esse povo tá sofrendo, com uma cracolândia na porta da Pedreira, uma comunidade tão importante para BH. Nós temos que dar uma solução para isso tudo. Nós temos que humanizar. Um prefeito que vira a cara para cracolândia, ele vira a cara também para a saúde e para a educação. Viraram a cara para toda a cidade”, disse.

Ataques mútuos. Crítico da administração Lacerda, Kalil, agora, começa a ser atacado pela campanha de João Leite (PSDB) por ter apoiado a reeleição do prefeito em 2012. Em vídeo exibido na noite do último sábado, o tucano fala sobre “incoerência” de Kalil.

Na inserção, é exibida a imagem de Kalil defendendo Lacerda e afirmando que o pessebista foi “eleito o melhor prefeito do país”. O empresário, no entanto, diz já ter esclarecido a questão durante o primeiro debate realizado entre os candidatos.

“Eu já falei disso. Não sou mentiroso, realmente apoiei ele em 2012, nunca neguei. Mas o que contei, e até agora não desmentiram, é que só apoiei porque os senadores Antonio Anastasia (PSDB) e Aécio Neves (PSDB) me pediram, de joelhos, para usar o meu prestígio para salvar a campanha do Lacerda, que, naquela época, estava naufragando”, argumenta.

O vídeo de Kalil endossando a reeleição de Lacerda foi, na verdade, utilizado como uma resposta às inserções da campanha do empresário veiculadas na televisão desde sexta-feira. Na produção, uma propaganda de 2008, época da primeira eleição de Lacerda à prefeitura, mostra o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Fernando Pimentel (PT) juntos, lado a lado, elogiando e pedindo votos para Lacerda.

Antes da investida da campanha tucana, a estratégia do empresário, para esta semana, seria entrar com programas propositivos e sem novos ataques a João Leite. Como o tom do rival mudou nos últimos dias, é possível que Kalil também repense as próximas inserções.

Agenda

O dia. Nesta segunda (17), às 9h, o empresário Alexandre Kalil participa de um encontro com apoiadores e funcionários da Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Copersol), no bairro Granja de Freitas.