Chuvas

Eleições em BH: Luísa Barreto quer intervenções em casas para evitar enchentes

De acordo com a postulante ao Executivo da capital, as pequenas alterações podem ser captação de água da chuva, telhados verdes e criação de áreas de infiltração da água, por exemplo

Lucas Henrique Gomes
29/09/20 - 19h00

Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PSDB, Luísa Barreto quer oferecer incentivos para engajar a população a realizar micro intervenções nas residências ou espaços utilizados por empresas para ajudar na infiltração da água no solo e, com isso, diminuir os riscos de enchentes na cidade. Uma dessas formas de incentivo é a redução do IPTU, segundo a tucana.

De acordo com a postulante ao Executivo da capital, as pequenas intervenções podem ser captação de água da chuva, telhados verdes e criação de áreas de infiltração da água, por exemplo. Para ela, “toda área que conseguir ser construída na cidade que permita uma melhor infiltração da água no solo, contribui para uma melhor gestão em relação às enchentes”. 

“Esse incentivo seria fiscal, pessoas que contribuam com essa ampliação de áreas verdes na cidade recebem uma redução de IPTU. Já existem projetos como esses rodando na Câmara (Municipal), infelizmente por ação da prefeitura, o principal projeto que trata disso ficou parado muito tempo nesse ano e não teve o andamento devido, mas são ações muito importantes”, afirmou.

A candidata reconhece que as micro intervenções não são suficientes para solucionar os problemas de enchentes na cidade, mas ressaltou a grande importância da proposta. “A prefeitura precisa lidar com a questão das chuvas com planejamento e com gestão, a gente precisa sim de obras estruturais que são importantes, mas são difíceis e por isso devem ser pontuais. Precisamos trabalhar com a ampliação de espaços verdes nas áreas públicas, como por exemplo os parques lineares, isso é uma proposta importante que trago no meu plano de governo”, exemplificou. 

Outra proposta sustentável de Luísa Barreto é a criação de ecopontos para recolhimento do lixo reciclável na cidade. Essa medida também contaria com incentivo da prefeitura, mas a forma do benefício ainda deve ser discutida.