Educação

Eleições em BH: Marcelo Souza e Silva quer empreendedorismo na grade escolar

O foco maior de uma possível gestão à frente da capital, segundo Silva, é que o ensino público tenha qualidade

Lucas Henrique Gomes
24/09/20 - 20h49

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcelo Souza e Silva (Patriota), quer incluir mais atividades escolares no contraturno do ensino municipal. Entre as propostas apresentadas, o economista projeta, além de aumentar o reforço escolar nas disciplinas básicas, conteúdos que estimulem o contato com as artes, cultura, esportes e o empreendedorismo, bandeira que ele carrega com mais veemência.

"O brasileiro, o belohorizontino, têm uma natureza da busca do empreendedorismo. Isso pode ser feito no contraturno bem direcionado, temos um exemplo aqui que é a escola em segundo grau do Sebrae, faz muito bem isso. Mas isso não quer dizer que a pessoa que tem esse apoio vá seguir a linha do empreendedorismo, vai ser mais uma opção, uma forma de ela conhecer o que é esse mundo”, explicou.

O foco maior de uma possível gestão à frente da capital, segundo Silva, é que o ensino público tenha qualidade para oferecer ao aluno da rede municipal condições de igualdade em vagas de emprego e vestibular em comparação aos estudantes da rede privada. “Para isso a gente precisa qualificar o ensino, tratar bem os profissionais do ensino, ter uma interlocução muito forte com os professores, buscar qualificações efetivas, isso vai ser tratado em um diálogo muito aberto para que a gente tenha essa qualidade”, disse.

Questionado pela reportagem sobre como avalia o projeto denominado “Escola sem Partido”, que tramita na Câmara Municipal, Marcelo Souza e Silva considera que temas como a ideologia de gênero devem ser apresentados aos alunos em uma grande escolar, mas “de forma que não seja doutrinária ou ideológica” e com cuidado, por serem assuntos que já estão no dia a dia.

Para diminuir a evasão escolar, Silva quer uma educação mais atrativa e planeja acompanhar, além dos alunos, as respectivas famílias para criar uma “sinergia” e um interesse maior das partes.