Triângulo Mineiro

Prefeitura de Uberaba deve ser disputada por quatro mulheres

Apenas um dos dez aprovados em convenções tinha registro feito até esta segunda-feira

Por Elisângela Orlando
Publicado em 22 de setembro de 2020 | 07:00
 
 
Patrícia Melo é pré-candidata e deve ter Professor Kaká como vice; ambos são do PT Foto: Matheus Barcelos/PHFototografias/Divulgação

Apesar de Uberaba, no Triângulo Mineiro, ter dez postulantes ao cargo de prefeito nas eleições deste ano aprovados em convenções realizadas pelos partidos, apenas um tinha sido registrado oficialmente a candidatura na Justiça Eleitoral até o fechamento desta edição: João Chocolate, do PRTB. O vice na chapa, que não conta com a participação de outros partidos, é Joaquim Ávila. 

A presença das mulheres na corrida eleitoral pela Prefeitura de Uberaba está garantida, caso realmente se confirme o que os partidos aprovaram em convenções. A coligação Frente de Esquerda Socialista, por exemplo, formada por PCB, PSOL e UP, aposta na vitória da dobradinha feminina de Maria Sandra e Maíra Rosa, ambas do PSOL.

No PT, que terá uma chapa pura na disputa deste ano, Patrícia Melo é a pré-candidata ao cargo, com Professor Kaká como vice. A postulante ao Executivo é vice-presidente estadual e integrante da direção nacional da legenda. 

“Nosso projeto para uma cidade melhor passa pela construção coletiva. Vamos fazer plenárias virtuais e conversar com os diversos setores para elaborarmos um programa de governo que contemple todos. Hoje, Uberaba é governada para poucos. Vamos inverter essa prioridade”, afirmou Patrícia. 

O Solidariedade também escolheu uma mulher para disputar o Executivo de Uberaba. A arquiteta Elisa Araújo concorre ao lado do pré-candidato a vice Moacyr Lopes. A sigla optou por não se coligar a outros partidos. 

A dirigente sindical Simea Freitas vai representar o PSTU na disputa pela Prefeitura de Uberaba. A legenda também preferiu não se aliar a outras siglas e indicou Adriano Espíndola como candidato a vice-prefeito. 

Outro partido que apostou em chapa única na briga pela Prefeitura de Uberaba é o Avante, que lançou Leandro Souza como pré-candidato a prefeito e Lupércio Peres Dalvas a vice. 

Coligação

As siglas DEM, MDB, Patriota, PMB, PP, PSD, PSB e PSL formaram a coligação Uberaba Segura e Desenvolvida e lançaram como pré-candidato a prefeito o delegado Heli Grilo (PSL). O vice é Alan Carlos da Silva (MDB), o partido do atual prefeito, Paulo Piau, que apoia a coligação. 

Rede, Republicanos, PMN, PL, PROS, PSB, PSDB e PTB se uniram na coligação Eu Amo Uberaba. O cantor Tony Carlos (PTB) foi escolhido para disputar o Executivo municipal junto com a postulante a vice Teresinha Cartafina (PSDB). 

Já o PSC preferiu formar dupla com o Cidadania em coligação que tem como nome Oposição de Verdade. Thiago Mariscal (PSC) e Kaká Carneiro (Cidadania) foram os nomes indicados pelas siglas para concorrer a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Já o PDT se uniu ao PCdoB na coligação A Verdadeira Mudança. Antônio Lerin (PDT) disputa a prefeitura e tem Marilda Ribeiro como pré-candidata a vice.

Pré-candidatos

 João Chocolate (PRTB) e Joaquim Ávila (PRTB) 
- Chapa Chocolate (único registro na Justiça Eleitoral)

 Antônio Lerin (PDT) e Marilda Ribeiro (PCdoB)
- Coligação A Verdadeira Mudança

Elisa Araújo (Solidariedade) e Moacyr Lopes (Solidariedade)

Heli Grilo (PSL) e Alan Carlos da Silva (MDB)
- Coligação Uberaba Segura e Desenvolvida (DEM, MDB, Patriota, PMB, Podemos, PP, PSB, PSD e PSL)

Leandro Souza (Avante) e Lupércio Peres Dalvas (Avante)
- Chapa Avante 70 Uberaba

Maria Sandra Tapajós (PSOL) e Maíra Rosa (PSOL)
- Coligação Frente Socialista de Uberaba (PCB, PSOL e UP)

Patrícia Melo (PT) e Professor Kaká (PT)

Simea Freitas (PSTU) e Adriano Espíndola (PSTU)

Thiago Mariscal (PSC) e Kaká Carneiro (Cidadania)
- Coligação Oposição de Verdade (Cidadania e PSC)

Tony Carlos (PTB) e Teresinha Cartafina (PSDB)
- Coligação Eu Amo Uberaba (PL, PMN, PROS, PSB, PSDB, PTB, Rede e Republicanos)