As habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, são, cada vez, mais exigidas no mercado de trabalho. Como a tecnologia tem otimizado processos, que, até então, eram realizados apenas por pessoas, é esperado que os profissionais tenham conhecimentos que perpassem os técnicos e os coloquem em prática.
Segundo o relatório Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial, nos próximos cinco anos, os profissionais terão que desenvolver habilidades de liderança e o pensamento crítico. A pesquisa, feita com empresas de diferentes setores, ainda aponta que 94% dos empregadores esperaram que os funcionários apliquem tais conhecimentos na rotina de trabalho.
Além disso, um levantamento feito pelo LinkedIn, entre junho e julho desse ano, aponta que para se manter no mercado, os colaboradores precisam ter a capacidade de aprender rápido, serem tolerantes ao estresse e comunicativos. Saber lidar com diferentes pessoas e trabalhar em equipe também são posturas essenciais para executar projetos e manter a eficiência dos colaboradores.
Ter um time com essas habilidades é fundamental para que o fluxo de trabalho ocorra bem, já que as soft skills colaboram para um ambiente mais harmônico. Um estudo realizado, em fevereiro de 2020, pelas universidades de Boston, Harvard e de Michigan, aponta que as organizações que treinam a comunicação e a resolução de problemas, aumentam a produtividade e a retenção de talentos em 12% e o retorno desse investimento para empresa é de 250%.
No entanto, muitos profissionais ainda não enxergam a importância de desenvolver suas capacidades e isso tem prejudicado as contratações. A pesquisa, “Habilidades 360º” de 2020, feita pela empresa de recrutamento PageGroup, mostra que 61% das organizações deixam de contratar os candidatos que não possuem as competências comportamentais necessárias. A Intel, por exemplo, fez uma mudança em seu processo seletivo em 2020 e as etapas de seleção incluem conhecimentos técnicos e as soft skills. O objetivo é ampliar a performance da empresa, diversificar a equipe e criar um ambiente propício para a inovação. Por isso, é necessário que o trabalhador esteja em constante processo de atualização e desenvolvimento.
Além de mudar o processo de contratações, outra opção é investir no treinamento da equipe atual, dessa forma é possível melhorar as relações e negociações da empresa. Workshops e cursos para desenvolver a comunicação, a liderança, entre outros aspectos, são maneiras de treinar o time. Desenvolver tais capacidades, contribui para um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo.
E essas habilidades técnicas somadas às soft skills serão cada vez mais exigidas dos profissionais no futuro, especialmente com o avanço tecnológico constante. Por isso, desenvolvê-las é imprescindível.