Matheus Vieira Campos

Os requisitos para os profissionais do futuro

Habilidades técnicas somadas às soft skills serão cada vez mais exigidas

Por Da Redação
Publicado em 27 de dezembro de 2020 | 16:13
 
 

As habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, são, cada vez, mais exigidas no mercado de trabalho. Como a tecnologia tem otimizado processos, que, até então, eram realizados apenas por pessoas, é esperado que os profissionais tenham conhecimentos que perpassem os técnicos e os coloquem em prática.

Segundo o relatório Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial, nos próximos cinco anos, os profissionais terão que desenvolver habilidades de liderança e o pensamento crítico. A pesquisa, feita com empresas de diferentes setores, ainda aponta que 94% dos empregadores esperaram que os funcionários apliquem tais conhecimentos na rotina de trabalho.

Além disso, um levantamento feito pelo LinkedIn, entre junho e julho desse ano, aponta que para se manter no mercado, os colaboradores precisam ter a capacidade de aprender rápido, serem tolerantes ao estresse e comunicativos. Saber lidar com diferentes pessoas e trabalhar em equipe também são posturas essenciais para executar projetos e manter a eficiência dos colaboradores.

Ter um time com essas habilidades é fundamental para que o fluxo de trabalho ocorra bem, já que as soft skills colaboram para um ambiente mais harmônico. Um estudo realizado, em fevereiro de 2020, pelas universidades de Boston, Harvard e de Michigan, aponta que as organizações que treinam a comunicação e a resolução de problemas, aumentam a produtividade e a retenção de talentos em 12% e o retorno desse investimento para empresa é de 250%.

No entanto, muitos profissionais ainda não enxergam a importância de desenvolver suas capacidades e isso tem prejudicado as contratações. A pesquisa, “Habilidades 360º” de 2020, feita pela empresa de recrutamento PageGroup, mostra que 61% das organizações deixam de contratar os candidatos que não possuem as competências comportamentais necessárias. A Intel, por exemplo, fez uma mudança em seu processo seletivo em 2020 e as etapas de seleção incluem conhecimentos técnicos e as soft skills. O objetivo é ampliar a performance da empresa, diversificar a equipe e criar um ambiente propício para a inovação. Por isso, é necessário que o trabalhador esteja em constante processo de atualização e desenvolvimento.

Além de mudar o processo de contratações, outra opção é investir no treinamento da equipe atual, dessa forma é possível melhorar as relações e negociações da empresa. Workshops e cursos para desenvolver a comunicação, a liderança, entre outros aspectos, são maneiras de treinar o time. Desenvolver tais capacidades, contribui para um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo.

E essas habilidades técnicas somadas às soft skills serão cada vez mais exigidas dos profissionais no futuro, especialmente com o avanço tecnológico constante. Por isso, desenvolvê-las é imprescindível.