Rafael Dantas

Vender é importante, mas boa gestão humanizada é ter bem-estar

Estratégia para melhorar os relacionamentos internos

Por Rafael Dantas
Publicado em 31 de dezembro de 2022 | 05:00
 
 
leia artigo de Rafael Dantas sobre como gestão humanizada aprimora relações e ajuda a atingir resultados Ilustração O TEMPO

A excelência no atendimento ao cliente começa na gestão e está diretamente ligada ao planejamento de vendas voltado para o consumidor. Se a estratégia da empresa coloca o cliente no centro do negócio, será natural que todas as outras pessoas sigam o mesmo caminho. A gestão precisa fazer o seu papel de incentivar e tomar decisões com base no que o cliente precisa e não no que o negócio exige.

A pandemia que obrigou os brasileiros a ficarem em casa a partir do final do primeiro trimestre de 2020 devido ao isolamento social mostrou para as empresas uma nova forma de enxergar a produção do trabalho e o atendimento aos clientes. O local de trabalho mudou para a grande maioria das pessoas, e a rotina social passou por uma ampla remodelação.

Contato mais próximo

Quando falamos de gestão humanizada é aproximar os líderes e os gestores dos funcionários para um contato mais próximo, como uma estratégia para melhorar os relacionamentos internos — além de suporte emocional. Para atingir essa meta, porém, é preciso conhecer a fundo as pessoas que trabalham para a empresa. Caso contrário, não tem como criar esse laço de confiança no time.

Esses elementos são indispensáveis dentro de uma empresa e, por isso, precisam ser bem trabalhados por meio de diferentes ações que os tornem possíveis. Nesse sentido, a gestão humanizada é o que considera cada colaborador como único, considerando as suas características em particular. Afinal, todos possuem expectativas, desejos e dificuldades, e considerar esses pontos aprimora a relação com os funcionários.

Metas e objetivos claros

Outra maneira de garantir essa proximidade entre os envolvidos é estabelecendo de forma clara suas metas e objetivos e sanando eventuais dúvidas que possam surgir. É importante informar e atualizar os colaboradores sobre as estratégias empregadas dentro da empresa.

Outro fator que se deve continuar a empregar dentro das empresas é a inclusão e o respeito às diversidades. O primeiro passo para ter mais diversidade é trabalhar a cultura organizacional, ou seja, entender se já investe de forma espontânea para ter um quadro mais diversificado de funcionários ou se está sempre procurando pelo mesmo estilo de trabalhador. Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico dos funcionários e identificar estratégias para aumentar a inclusão na equipe.

Qualidade de vida e trabalho

Afinal, uma vez que você atua de forma humanizada, considerando cada pessoa diferente e única, você será capaz de direcionar da melhor forma os colaboradores e também incentivá-los de um jeito único, possibilitando melhores resultados. Os processos são sempre voltados aos objetivos e propósitos das empresas, mas tratando as pessoas de forma humanizada. Há um foco entre o equilíbrio da qualidade de vida e o trabalho. Ambos precisam andar juntos, de forma harmônica.