MUNDO ANIMAL

Ave africana é conhecida por comer crocodilos e matar seus irmãos; veja vídeo

Cegonha-bico-de-sapato aparece como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza

Por O TEMPO
Publicado em 02 de maio de 2024 | 14:31
 
 
 
normal

A Cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex), comum em partes pantanosas da África Oriental, possui hábitos alimentares um tanto peculiares. A ave, que possui,  terceiro maior bico entre as espécies no mundo, se alimenta de alvos maiores como enguias, cobras e até mesmo filhotes de crocodilos.

A espécie é conhecida pela aparência amedrontadora e pré-histórica e pode crescer até 1,5 metros de altura e tem como principal presa o peixe-gato, segundo uma publicação no Journal of African Ornithology.

Monogâmicos e de comportamento solitário, a Cegonha-bico-de-sapato produz até três ovos por ninhada. Entretanto, a grande rivalidade entre irmãos faz com que seja comum que apenas um sobreviva até a idade adulta.

Em geral, a ave mais velha compete com os mais jovens por alimento e os mata para certificar que será o único a receber a refeição. Esse padrão de comportamento foi registrado em vídeo para uma série da BBC. Nas imagens é possível ver quando o mais velho dos filhotes morde os mais jovens, que são deixados de lado pela mãe.

Som de metralhadora

Além do tamanho e aparência curiosa, Cegonha-bico-de-sapato também emite um som, um tanto peculiar, que muitos comparam ao de uma metralhadora. O bico gigante e as longas patas transformam a espécie de cegonha em um predador que consegue ficar completamente imóvel antes de engolir uma presa por inteiro.

Espécie ameaçada

Atualmente, o bico-de-sapato é o único membro do gênero Balaeniceps e da família mais ampla Balaenicipitidae e, segundo a LiveScience, seus "parentes" mais próximos seriam os pelicanos. A espécie aparece como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!