Paraguai

Crânios e restos humanos na ‘Mansão da morte’

Fragmentos achados na casa do general Stroessner seriam de vítimas da ditadura

Por AFP
Publicado em 14 de setembro de 2019 | 06:00
 
 
 
normal

A descoberta de três crânios e outros restos humanos enterrados no banheiro de uma mansão do general Alfredo Stroessner chocou o Paraguai, onde as autoridades investigam se correspondem a corpos dos mais de 400 desaparecidos da mais longa ditadura da América do Sul.

Conhecida como “a casa de Stroessner” ou “a mansão do horror”, a propriedade construída na década de 1970 está localizada em Ciudad del Este, na tríplice fronteira com o Brasil e a Argentina, e esteve abandonada por muitos anos, até ser invadida por cerca de 180 famílias sem-teto que se estabeleceram no local há duas semanas.

“Eles (os invasores) encontraram três crânios, dois fêmures, um úmero e vários restos soltos. Tudo foi guardado, rotulado e devidamente protegido. O material vai para Assunção, e ficará com a Unidade Especializada de Direitos Humanos”, disse à AFP Rogelio Goiburú, presidente da Comissão da Verdade.

Piso do banheiro

Os restos mortais foram descobertos no piso de um dos banheiros da casa e serão submetidos a vários testes de identificação pela Comissão da Verdade, Justiça e Reparação, que responde ao Ministério da Justiça. Os ocupantes da mansão afirmam que haveria mais ossos, mas muitos são de animais, esclareceu Goiburú.

“Descobrimos um túnel cheio de entulho. Nos disseram que ele tem cerca de cem metros de comprimento e termina em um poço onde há mais ossos”, declarou à AFP Rafael Esquivel, porta-voz dos ocupantes da casa. “Ninguém sabe quantos morreram aqui. Em memória daqueles mortos, estamos ocupando este lugar”, afirmou.

A macabra descoberta no início de setembro chocou o país, 30 anos após o fim da ditadura na qual mais de 400 pessoas desapareceram. Desse total, 40 corpos foram encontrados, e apenas quatro foram identificados. Os principais responsáveis seguem sem ser julgados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!