EUA

Mulher recebe rim de porco em cirurgia inédita após viver com coração artificial

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24/4) pela equipe de cirurgiões do NYU Langone Health em Nova York.

Por O TEMPO
Publicado em 25 de abril de 2024 | 15:40
 
 
 
normal

Uma mulher de 54 anos se tornou a segunda pessoa a receber um rim de porco em um transplante inédito. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24/4) pela equipe de cirurgiões do NYU Langone Health em Nova York.

A paciente chamada, Lisa Pisano, natural de Nova Jersey (EUA), sofria de insuficiência cardíaca e renal, recebeu o órgão em 12 de abril, apenas oito dias após colocar uma bomba cardíaca mecânica. De acordo com a NYU, as cirurgias foram realizadas pelos da Universidade e recebeu o rim no dia 12 de abril, apenas oito dias depois de ter instalado a bomba cardíaca mecânica.

O rim transplantado era de um porco geneticamente modificado fornecido pela United Therapeutics Corp., uma empresa de biotecnologia. O animal carregava um gene para produzir um açúcar chamado alfa-gal que havia sido "desligado" ou bloqueado.

Estudos do NYU Langone Health mostraram que remover o gene reduz o risco de uma reação imune grave em um paciente, o que pode levar à rejeição imediata de um órgão transplantado de um animal, um processo chamado xenotransplante.

Os cirurgiões do instituto também colocaram a glândula do timo do porco sob o rim transplantado, o que pode reprogramar o sistema imunológico do paciente para reduzir a probabilidade de rejeição.

A mulher, que era inelegível para receber órgãos humanos devido à sua doença avançada, disse em um comunicado emitido pelo hospital que estava ansiosa para ganhar mais tempo para poder ver seus netos crescerem.

"Depois que fui descartada para um transplante humano, descobri que não tinha muito tempo restante", disse Pisano. "Meus médicos achavam que poderia haver uma chance de eu ser aprovada para receber um rim de porco editado geneticamente, então discuti isso com minha família e meu marido."

O primeiro paciente a receber um transplante de rim de um porco editado geneticamente foi um homem de 62 anos no Mass General Brigham, em Boston, que passou pelo procedimento no mês passado. Esse paciente, Richard Slayman, já recebeu alta do hospital.

*Com Folhapress

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!