O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

BPC

Audiência irá alertar idosos para não perderem benefício

Objetivo do debate, que ocorre na quarta (18), é planejar ações para atingir 1.895 pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, mas ainda não validaram seus dados

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Debate
Câmara quer ajudar a alertar aos idosos da importância do cadastro do CadÚnico na cidade
PUBLICADO EM 10/10/17 - 21h16

Está terminando o prazo para que os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) – valor de um salário mínimo pago a idosos – se cadastrem e tenham seu pagamento garantido para o ano que vem. Mas, até agora, apenas metade dos beneficiários em Betim revalidaram seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), fazendo com que 1.895 idosos possam ter o BPC cancelado pelo governo federal, caso não se cadastrem até o dia 31 de dezembro.

Diante disso, a Câmara Municipal vai promover uma audiência pública na próxima quarta-feira (18), às 14h, no plenário da Casa. O objetivo, segundo o presidente do Legislativo, Léo Contador (DEM), é justamente conseguir atingir essas pessoas que ainda não se cadastraram.

Para isso, de acordo com o vereador, serão convidados para participar do debate representantes das secretarias municipais de Educação, de Saúde, além de Assistência Social. “Nosso objetivo é envolver todos os profissionais que podem ter acesso a esses beneficiários do BPC, como agentes comunitários de saúde e diretores e professores de escolas e de creches. Queremos criar uma rede de informação, ver o que todos esses órgãos podem fazer para conseguir informar a essas pessoas que se elas não se cadastrarem irão perder o benefício. Em geral, esses beneficiários são arrimos de família e, por isso, não podem perder esse pagamento”, salientou.

Também será convidado para a audiência o gerente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Betim, Geraldo Antunes Paiva. “Queremos ver como o INSS pode ajudar na localização desses beneficiários”, completou.

A secretária municipal de Assistência Social, Fabiane Quintela, a Bia, informou que dos 2.535 idosos que recebem o BPC em Betim até agora só 640 revalidaram seus dados no CadÚnico. “A prefeitura tem tido uma preocupação muito grande com o número de cadastros no CadÚnico. Por isso, tem feito um grande esforço para informar isso aos beneficiários. A nossa esperança que antes mesmo de terminar o prazo todos os idosos já tenham seu cadastro efetuado, tendo em vista que o dinheiro do BPC/LOAS é a garantia do sustento de muitas famílias. E esse benefício realmente vai ser cancelado, caso o idoso, que já tenha o BPC, não faça esse cadastro”, afirmou.

Neste ano, o cadastramento será para os idosos, e, no ano que vem, para os deficientes que possuem o BPC.

Cadastro
Para que o benefício seja mantido, os beneficiários deverão apresentar na sede do programa Bolsa Família ou em um dos seis Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município os seus documentos originais e os de todas as pessoas da família que residam no mesmo endereço em que eles – como CPF, RG, carteira de trabalho, título de eleitor, certidões de nascimento e de casamento, comprovante de endereço e declaração escolar dos maiores de seis anos e menores de 18 anos.
Eles ainda farão a inclusão do número de identificação social (NIS).

Para mais informações sobre como se cadastrar, basta ir ao Cras de sua região ou ligar nos telefones (31) 3532-1699 e 3594-5105. 

Saiba mais
Documentação:
· CPF ou Título de Eleitor do titular;
· Documento de identificação de cada pessoa que more com o titular;
· Carteira de Identidade;
· Certidão de Nascimento ou Casamento;
· Carteira de Trabalho;
· É recomendável a declaração escolar. 

Endereços:
Bolsa Família Centro

Rua São Pedro, 63.
3532.1699.

CRAS Teresópolis
Rua Araçá, 31.
3591.5604

CRAS Vianópolis
Rua Esmeraldas, 35.
3530.9144 / 9209

CRAS Norte
Rua L4, 3 (Sítio Porções)
3595-7793 / 3511-2232

CRAS Icaivera
Rua Pirapanema, 630.
3531-1651

CRAS Petrovale
Rua Japão, 61.
3594-2420

CRAS Citrolândia
Rua Aracajú, 146, Várzea.
3530-6516 / 3596-1866

O que achou deste artigo?
Fechar

BPC

Audiência irá alertar idosos para não perderem benefício
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter