Demanda

Câmara cobra instalação de unidade dos bombeiros em Betim

Vereadores afirmaram que vão pedir ao governo do Estado a implantação de um pelotão para que atendimento seja mais ágil

Publicado em 05 de setembro de 2019 | 21:47

 
 
normal

A falta de uma unidade do Corpo dos Bombeiros em Betim gerou debate na reunião da Câmara dos Vereadores, na terça (3). O assunto voltou à tona após um incêndio consumir cerca de 20 mil metros de área verde na semana passada em um terreno ao lado do Parque Felisberto Neves. Um dia após a reunião dos vereadores, outro incêndio destruiu uma fábrica de tintas, no bairro Jardim Piemonte.

Até julho, a corporação havia registrado 143 chamadas de incêndios em vegetação na cidade. 

Segundo o presidente da Casa, Klebinho Rezende (PSD), o Legislativo vai apresentar ao governo do Estado um requerimento sobre essa demanda. “Sabemos que a prefeitura já está atuando nisso, reivindicando a vinda de uma unidade dos bombeiros. Então, a Câmara vai se juntar a essa demanda para que, em conjunto, possamos sensibilizar o governador. Betim é uma cidade com quase 450 mil habitantes, temos uma população flutuante muito grande, além de várias indústrias, comércios, e não tem um pelotão dos bombeiros. Pode acontecer um dano irreparável em um incêndio até que eles consigam chegar à cidade”, declarou.

Conforme Rezende, o pedido será entregue à Comissão de Segurança Pública da Casa para que esta faça a ponte com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que é responsável pelas polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.

O vereador Claudinho (DEM), que é presidente desta comissão, disse que já vai entrar em contato com o Estado para marcar uma reunião. “Vamos pedir uma audiência com o secretário de Segurança Pública e mostrar a realidade da cidade, que contribui e muito com Minas Gerais na arrecadação para o Estado. Os bombeiros precisam vir de Contagem para atuar na cidade, e com o trânsito que temos, prejudica o trabalho. Sabemos que os bombeiros fazem um grande trabalho, mas Betim necessita de uma unidade da corporação”, afirmou.

A unidade do Corpo de Bombeiros que ficava na entrada da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, não funciona mais. O espaço que abrigava a corporação está vazio há cerca de um mês, segundo o secretário adjunto de Segurança Pública de Betim, Júlio Cézar Rachel de Paula. “Fomos surpreendidos com a retirada desse pelotão da Regap”, afirmou o secretário. 

A reportagem procurou o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para comentar sobre a demanda da Câmara e sobre o motivo do fechamento da unidade na Regap, mas a assessoria do Corpo de Bombeiros informou que não conseguiria enviar a resposta até o fechamento desta edição.