Dilma venceu em seis das dez regionais de Betim | O TEMPO Betim
 
Divisão

Dilma venceu em seis das dez regionais de Betim

Presidente ampliou votos na periferia, e Aécio manteve vantagem na região Central; Marina Silva ganhou no Alterosas, com 23,7%

Publicado em 16 de outubro de 2014 | 21:36

 
 
normal

Das dez regiões administrativas de Betim, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) venceu em seis delas no primeiro turno das eleições 2014. O senador e também candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) ganhou em duas, e a ex-senadora Marina Silva (PSB), eliminada da disputa do segundo turno, também venceu em duas. De acordo com levantamento realizado por O Tempo Betim, levando-se em conta somente os votos válidos de toda a cidade, a maior vantagem de um candidato em cima de outro beneficiou o postulante tucano.

Na região Central, Aécio foi o mais bem-votado, com 32,51% dos votos válidos da região, seguido de Marina Silva, com 22,77%, e de Dilma Rousseff, com 18,65%. Na região do Alterosas, a segunda mais populosa do município, Marina Silva foi vencedora, com 23,75%. Dilma conquistou 21,2%, e Aécio chegou ao final do primeiro turno com 19,42% da votação por lá. Os bairros do norte da cidade também deram vitória a Marina Silva, que obteve 6,26%, sendo seguido bem de perto por Aécio Neves, com 6,19%. Nesta região, a presidente ficou atrás, com 5,76% dos votos.

O tucano, além da região Central, ganhou no Vianópolis. Ele atingiu na principal zona rural de Betim 2,53%, sendo seguido por Dilma, com 2,31%, e por Marina, com 2,07%.

Já a petista venceu no Teresópolis, no Imbiruçu, no Citrolândia, no Icaivera, no Petrovale e no PTB. A maior vantagem de Dilma ocorreu no Teresópolis, onde ela obteve 13,06% dos votos válidos, sendo seguida por Marina Silva, com 10,47%, e por Aécio Neves, com 8,48%.

No Imbiruçu, Dilma foi a primeira colocada, com 19,10%, seguida por Marina, com 18,63%, e por Aécio, com 15,62%. No Citrolândia, a primeira colocação também foi da presidente, com 6,7%. O segundo lugar ficou com Aécio Neves, com 5,09%, e o terceiro com a candidata do PSB, que obteve 3,86%.

No Icaivera, a petista teve 2,78%; Marina, 2,11%; e Aécio, 1,6%. No Petrovale, Dilma terminou o primeiro turno com 2,15% da votação válida de Betim, seguida por Marina Silva, com 1,51%, e Aécio Neves, com 1,34%. Por fim, no PTB e nos bairro adjacentes, a petista terminou com 8,72%. Marina ficou em segundo, com 8,48%, e, em terceiro lugar, Aécio Neves, com 7,13%.

Segundo turno

Segundo as primeiras pesquisas realizadas pelo Datafolha e pelo Ibope logo após o primeiro turno, a grande maioria dos eleitores de Marina Silva (PSB) deve optar por Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. De acordo com os mais recentes estudos, 80% dos entrevistados que votaram na candidata do PSB devem agora fazer a opção pelo tucano.

Se isso se confirmar em Betim, Aécio poderá passar à frente da candidata petista. No primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) venceu o senador mineiro com uma frente de 25 mil votos. Ela obteve 43,9% dos votos válidos, contra 31,63% de Aécio Neves. Marina Silva terminou com 21,39%. Outros 3,09% dos eleitores preferiram outros candidatos, e 10,28% preferiram anular ou votar em branco para presidente.

Segundo o sociólogo Antônio de Pádua, mantendo-se o número de eleitores que compareceram às unas em 5 de outubro e fazendo-se a projeção apontada pelos institutos de pesquisa, Aécio terminaria a eleição em Betim com 51% dos votos válidos, dois pontos percentuais a mais que sua adversária. Porém, ressalta o sociólogo, um detalhe pode fazer a diferença em Betim. A má avaliação da gestão municipal pode não concretizar a migração dos votos de Marina para Aécio da forma como se projeta nacionalmente. A influência negativa do prefeito Carlaile Pedrosa já teria ficado evidente no primeiro turno, quando Betim foi a única das três maiores cidades da Grande BH em que o senador não saiu vitorioso das urnas.

Preferência

A maior votação que a presidente Dilma Rousseff (PT) teve em Betim no primeiro turno foi na Escola Municipal Aristides José da Silva, no bairro Jardim Teresópolis. Neste local, a petista contou com 2.293 votos.

Já Aécio Neves (PSDB) teve no centro sua maior votação. A Escola Estadual Antônio Martins de Assis, o “Gigante da Vila”, deu ao senador mineiro 1.617 votos. Já a representante do PSB teve sua maior votação na Escola Estadual Olímpia Maria da Glória, no bairro Jardim das Alterosas (2ª Seção). Foram depositados para ela 1.041 votos, porém, apesar de ser o local onde Marina Silva teve sua melhor votação, ela não ganhou nesse colégio, que teve como vencedora a presidente Dilma Rousseff, com 2.281 votos.

Já o pior desempenho em números absolutos da presidente foi na Escola Municipal Carmelita Catarina da Mata, no bairro Casa Amarela, onde ela teve 62 votos. Por causa da quantidade de eleitores aptos a votar, outros locais apresentaram votação mais baixa para a candidata do PT, mas ainda assim ela teve mais que seus adversários.

Já Aécio Neves e Marina Silva registraram seus piores resultados no prédio da Colônia Santa Isabel. Eles tiveram lá 20 e 9 votos, respectivamente, menos que Dilma, que registrou dez votos a mais. O segundo pior desempenho tanto de Aécio como de Marina foi registrado na Escola Municipal Honório da Silva, no bairro Liberatos, com 44 e 25 votos, respectivamente. Neste colégio, Dilma teve 104 votos. Na Escola Gefferson Ventura de Souza, na Vila Universal, Dilma e Aécio empataram, com 59 votos cada. Marina teve nesta escola 37 votos.