Influenza

Estado repõe estoque e campanha de vacinação contra a gripe é retomada em Betim

Devido à antecipação da campanha nacional, o Ministério da Saúde repassou as doses da vacina aos Estados de forma escalonada

Publicado em 31 de março de 2020 | 13:42

 
 
normal

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 23 e, logo nos primeiros dias, devido à alta demanda, as doses, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), já começaram a acabar em Betim, na região metropolitana de BH. Porém, de acordo com a Prefeitura de Betim, os estoques já foram repostos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Com a pandemia do coronavirus, embora a vacina não proteja contra esse vírus, diversas pessoas foram em busca da imunização para evitar demais problemas de saúde. Por isso, a prefeitura alerta que, dependendo da procura, pode ser registrada a falta novamente, sendo necessário aguardar nova distribuição por meio da SES/MG. 

Devido à antecipação da campanha nacional , o Ministério da Saúde repassou as doses da vacina aos Estados de forma escalonada. "Como Betim recebeu um número reduzido de doses e houve grande procura do público, logo nos primeiros dias da campanha, o município registrou falta de vacinas", explicou a prefeitura.

O público alvo inicial são pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. A partir do dia 16 de abril,  professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais começarão a ser imunizados.

Já no dia 9 de maio, crianças de seis meses e menores de seis anos, puérperas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.