Inovação

Fiat cria centro de teste de colisão de veículos em Betim

Foram investidos R$ 40 milhões; autonomia completa para projetar veículo do início ao fim é atingida

Publicado em 18 de julho de 2019 | 19:05

 
 
normal

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugurou nessa quarta (17) seu mais moderno espaço dedicado à segurança veicular na América Latina, o Safety Center, que está instalado no polo automotivo em Betim.

Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões (entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento) somado aos esforços de uma equipe composta por 50 profissionais, o Safety Center Betim foi gerado em menos de um ano para realizar testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais.

O espaço conta com uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até quatro toneladas a 100 km/h. Simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas realizadas no local avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes.

“O Safety Center é uma importante conquista, que confirma o protagonismo do grupo na região e contribui para a melhoria e maior agilidade no desenvolvimento, mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente”, disse o diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para América Latina, Marcio Tonani. 

Até então, todo veículo da FCA criado na América Latina utilizava laboratórios do grupo na Europa ou nos EUA. Outro aspecto importante do novo centro é que ele está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até as provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo. 

(com assessoria da Fiat)