Balanço

Mais de 13 mil testes para detecção da Covid já foram realizados em Betim

Taxa de exames para grupo de 100 mil habitantes no município é 54% maior que a de Minas Gerais

Publicado em 15 de julho de 2020 | 15:00

 
 
normal

Desde abril, quando foram detectados os primeiros casos do novo coronavírus na cidade, até a última sexta-feira (10), o município de Betim, na região metropolitana, realizou 13.021 testes rápidos e de RT-PCR – que é feito a partir da biologia molecular e é considerado o “padrão ouro” – para detectar a Covid-19. Isso faz com que, somados os dois tipos de exames, a taxa de testagem no município supere em 54% a de Minas Gerais, já que Betim realiza 2.959 testes para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto que o Estado faz 1.917 exames para grupos de 100 mil pessoas, conforme dados informados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) à reportagem. Os exames são realizados nas redes pública e privada. 

E a taxa de testagem deve aumentar ainda mais. Isso porque, nesta quarta (15), a prefeitura prevê finalizar a terceira rodada de testes da pesquisa que está realizando com os moradores da cidade (serão mais 2.160 exames ao todo). Ao mesmo tempo, a gestão municipal ampliou a testagem para idosos com sintomas gripais leves.

Com isso, conforme o secretário adjunto de Gestão à Saúde, Augusto Viana, em um curto espaço de tempo, a cidade deve bater os 20 mil testes já realizados. “Essa testagem tem gerado um quadro mais realista da propagação do novo coronavírus na cidade. Estamos testando mais e assumindo o ônus político disso, pois apresentaremos um número maior de casos confirmados do que outros municípios parecidos conosco. Mas, assumimos essa responsabilidade. Só com essa transparência ficamos mais próximos da realidade e, assim, podemos acertar mais nas medidas de enfrentamento à pandemia”, salientou.

Boa notícia

A prefeitura também informou que, até sexta (10) passada, 127 pacientes diagnosticados com a Covid-19 e que estiveram em tratamento no Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid 4), no Centro-Materno Infantil, e no Hospital de Campanha (Cecodi 2) receberam alta hospitalar.

“Dos 1.574 casos confirmados da doença na cidade, 77% se recuperaram, 18% estão em acompanhamento e apenas 1,3% continuam internados no SUS Betim”, disse Viana.

Cuidados aos profissionais

Imprescindível para dar suporte aos profissionais da saúde de Betim que atuam no enfrentamento da Covid-19, o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, criado pela prefeitura e que realiza atendimentos de forma remota por meio de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, recebeu quase cem ligações e atendeu presencialmente 64 trabalhadores até a última sexta-feira (10).

Para o secretário adjunto de Gestão à Saúde, esse trabalho é de extrema importância: “Esses profissionais estão lidando com uma situação nova e extremamente estressante. Eles cuidam de pacientes que requerem cuidados especiais e, além disso, têm que redobrar os cuidados consigo para não se contaminar. Isso gera uma sobrecarga emocional, que também precisa de cuidados”, salientou Viana.

Balanço

Até quarta (15), Betim contabilizava 51 óbitos de pessoas cujos exames constataram a infecção pela Covid-19, sendo que cinco deles foram de moradores que morreram em outras cidades. São 1.574 casos confirmados, com 1.212 recuperados e 291 em acompanhamento na cidade.