O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Banco de Leite Humano

Número de doadoras tem queda de 58%

Volume de leite distribuído hoje é de 12,3 litros, o que não atende a demanda satisfatória do banco que é de 40 a 50 doadoras

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
1
Número de doadoras caiu de 50 para 21, reduzindo o estoque
PUBLICADO EM 10/10/17 - 20h17

O estoque do Banco de Leite Humano em Betim (BHL) caiu em setembro e, agora, o setor está precisando de doadoras. No momento, o BHL conta com 21 doadoras, sendo que em agosto eram 50, uma queda de 58%. O volume de leite distribuído hoje é de 12,3 litros, o que não atende a demanda satisfatória do banco que é de 40 a 50 doadoras. Segundo a coordenadora do BHL em Betim, Edna Lopes, geralmente, as mães param de doar devido ao aumento de consumo do seu bebê. O tempo médio de doação é de 4 meses.

De acordo com a prefeitura, o leite materno doado passa por um rigoroso processo, sendo analisado minuciosamente e pasteurizado. Quando está aprovado para o consumo, ele é distribuído para as maternidades. Entretanto, neste método de inspeção, boa parte do leite coletado é perdido, devido a contaminação na extração ou no armazenamento antes de ser entregue a unidade.

Para que essa perda não ocorra, a coordenadora diz que é necessário que a mãe siga alguns procedimentos para a coleta, como a higienização das mãos e mama e uso de máscara. “É importante não fazer a coleta em locais como o banheiro e que tem corrente de ar e desprezar o primeiro jato. O leite deve ser armazenado dentro do congelador, não deixando na porta, pois assim tem um congelamento melhor e evita a proliferação de micro-organismos”.

Quem pode doar são mulheres que estão amamentando e produzem um volume de leite além da necessidade do bebê. As mães que querem ser doadoras devem entrar em contato no número (31) 3594-2454 e fazer um pré-cadastro. Uma visita será agendada, e os profissionais da unidade vão à casa da doadora para orientá-la. O Banco de Leite ajuda mensalmente, em média, 29 bebês recém-nascidos prematuros que ficam no CTI Neonatal do Hospital Regional e na Maternidade Pública.

O que achou deste artigo?
Fechar

Banco de Leite Humano

Número de doadoras tem queda de 58%
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter