Hábitos de mídia

Pesquisa comprova a ascensão das redes sociais

Levantamento feito pelo DataTempo mostra que 46, 4% dos entrevistados acessam o site de relacionamentos Facebook; apenas 14% dos betinenses não usam a internet

Publicado em 03 de outubro de 2013 | 23:33

 
 
normal

Além de trazer a avaliação do governo municipal, das instituições públicas, dos vereadores da cidade e dos serviços públicos, a pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo entre os dias 14 e 19 de agosto também revela quais são os veículos de comunicação mais utilizados pelos betinenses para ficarem informados.

Um dos pontos que mais chamam a atenção nesse levantamento é o crescimento do uso das redes sociais pela população betinense.

O Facebook lidera a lista de sites de relacionamento mais utilizados, sendo acessado por 46,4% dos entrevistados. O crescimento do número de pessoas que acessam essa rede social foi de quase 20% em um ano, já que, em 2012, outra pesquisa apontava que o site era acessado por 30% dos betinenses.

Depois, aparecem o Youtube e o MSN, com 1,5% e 1,4% de acessos respectivamente. Apenas 14,7% dos entrevistados disseram que não usam a internet. Dentre os que acessam, 34,3% não procuram as redes sociais.

Jornais

No ranking geral dos jornais, o Super Notícia, do grupo Sempre Editora, que é responsável por O Tempo Betim e outras publicações, segue como o mais lido sendo citado por 63,4% dos entrevistados.
Em seguida, aparece O TEMPO, da mesma empresa, com 11,4%. O “Estado de Minas” atingiu apenas 4,1% de leitura, seguido do “Hoje em Dia” (2,2%) e do “Aqui” (pouco mais de 1%). Quando se excluem os entrevistados que não leem jornal, o Super Notícia, que também é o mais vendido no país, passa a representar 75% dos leitores em Betim. A pesquisa foi feita de forma espontânea, ou seja, sem citar o nome dos jornais.

Jornal local

Já o jornal local mais lido da cidade continua sendo O Tempo Betim, com 46,1% de citações voluntárias entre os entrevistados. Quando são retirados aqueles entrevistados que não leem jornais locais ou que não leem jornal algum, O Tempo Betim passa a representar 98% dos leitores de jornais locais. Nenhum outro veículo local foi citado pelos entrevistados.

Rádio e TV

Sobre as emissoras de TV, a Globo lidera, com 65,7% da preferência dos betinenses, seguida pela Record, com 13%, e pela Alterosa, com 9%. A TV Bandeirantes tem 2,9%, e a Rede TV possui 1%. Rede Minas e TV Betim aparecem com menos de 1%.

A Liberdade é ainda a rádio mais ouvida da cidade, mas perdeu audiência. Há quatro anos, tinha 30% de audiência, e hoje aparece com 21,5%. A Itatiaia fica em segundo, com 10,7%. Em seguida, vem a BH FM, com 9,7%.
A pesquisa entrevistou 1.603 pessoas de todas as regiões da cidade.