Betim

Prefeito se reúne com FNDE e pede liberação de verbas

Vittorio Medioli esteve com presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em Brasília, para pedir recursos para a construção de mais seis novas creches

Publicado em 21 de novembro de 2019 | 20:58

 
 
normal

O prefeito Vittorio Medioli esteve na terça-feira (19) em Brasília para buscar a liberação de verbas para a construção de mais seis creches na cidades. Essas unidades já tiveram a aprovação dos projetos, mas os recursos ainda não foram liberados pelo governo federal

A reunião foi realizada com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Sérgio Dias, e contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e da superintendente municipal de Educação Infantil, Marilene Pimenta. 

De acordo com Medioli, a expectativa é que o município deverá ter uma resposta sobre a liberação das verbas até o fim deste ano. 
“Foi uma reunião muito produtiva com o FNDE, com apoio do ministro do Turismo, para que seja liberado o dinheiro para construir mais seis creches. As perspectivas são boas, já que o governo federal informou que foram liberados R$ 14 bilhões para investimentos. Nossos projetos já estão prontos e aprovados. Já prepararemos o edital porque, assim que o recurso for liberado, iniciaremos de imediato o processo”, declarou o prefeito.

Esses seis centros infantis – que atenderão os bairros Pingo D'Água, Senhora das Graças, Vila Alpina, Icaivera, Brasileia e Vianópolis – se somariam às demais seis unidades cuja construção já foi iniciada nos bairros Cidade Verde, Vila Verde, Paquetá, Petrovale, Capelinha e Conjunto Habitacional Celso Alves Pedrosa. Cada unidade em construção está orçada em R$ 1,9 milhão, proveniente de recursos federais. As unidades têm capacidade para atender cerca de 400 crianças, de 0 a 5 anos, em tempo integral ou parcial.

Retomada
Essas 12 unidades fazem parte de um pacote que estava disponibilizado para Betim desde 2011, mas os projetos não tiveram andamento nas gestões anteriores. Em 2017, a prefeitura colocou o assunto como prioridade e alterou os projetos. Inicialmente, cada um desses centros infantis contemplaria 90 crianças, mas o município refez o projeto, que foi aprovado pelo FNDE, o que elevou o número de crianças atendidas para mais de 400 em cada unidade, totalizando mais de 5.600 alunos em vez dos 1.080 previstos inicialmente. 

“Voltamos com uma perspectiva muito grande dessa reunião no FNDE (na terça). Todos os dados dessas unidades já estão inseridos no portal do ministério, e o município está empenhado em recuperar esses recursos, que estavam parados há anos. Essas unidades vão promover a inclusão da educação infantil no município”, destacou a superintendente Marilene Pimenta. 

Avanço. Quatro creches já foram entregues pelo município só neste ano, com capacidade para mais de 1.500 crianças. Elas estão localizadas nos bairros Betim Industrial, Citrolândia, Vila Cristina e Angola. Essas unidades são frutos de contrapartidas da iniciativa privada. Outro centro infantil também está sendo construído no bairro Jardim Alterosas, construção que também é fruto de contrapartida. A unidade ficará ao lado da nova sede da UPA Alterosas.