O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Alerta

Procura por biometria está 59% abaixo da capacidade

Metade dos eleitores betinenses ainda não se cadastrou

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Alerta
Metade dos eleitores betinenses ainda não fizeram a biometria

Veja Também

PUBLICADO EM 10/10/17 - 21h39

A procura dos eleitores betinenses para fazer o cadastramento biométrico – que será obrigatório para as eleições do próximo ano – está 59% abaixo da capacidade de atendimento. Segundo a Justiça Eleitoral, são atendidas em média 650 pessoas por dia na cidade, mas a capacidade gira em torno de 1.600 atendimentos diários.

De acordo com a chefe do Foro Eleitoral da cidade, Cecília de Moura Lima, estimativas apontam que seriam necessários, daqui para frente, 2.000 atendimentos diários para que os 100% dos eleitores da cidade estejam cadastrados biometricamente. “A procura está aquém do que esperamos e da nossa capacidade de atendimento. Isso pode ser constatado porque, até o último dia 5, apenas 50,81% dos eleitores fizeram a biometria na cidade. Ou seja, ainda falta metade do eleitorado, e o prazo está se esgotando, pois termina no início de fevereiro”, alerta.

Do total de 286.672 eleitores betinenses, apenas 145.660 procuraram a Justiça Eleitoral para se cadastrarem. A chefe do Foro Eleitoral ainda alerta àqueles que ainda não procuraram os pólos de atendimento. “Quem deixar para a última hora vai enfrentar grandes filas. Hoje, estamos com atendimento abaixo do esperado, e as pessoas conseguem agendar o atendimento até para o mesmo dia, geralmente. Mas quem deixar para depois vai ter que esperar nas filas, correndo o risco de até não conseguir dentro do prazo”, enfatizou Cecília.

A biometria é essencial para garantir a segurança do processo eleitoral. Essa ação inibe a possibilidade de duplicidade de títulos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já foram encontrados cerca de 25 mil títulos duplicados em todo o país até agora. “Aqui em Betim, registramos cerca de cinco casos assim por mês. Alguns são mesmo de fraude, como o eleitor tendo título em vários estados. Mas há casos em que a pessoa fez dois títulos mesmo por erro dela ou do cartório de outras cidades”, acrescentou.

Para fazer o cadastramento, é obrigatório que o eleitor faça o agendamento do dia e do horário de atendimento pelo telefone 148 ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). É preciso levar um documento de identidade com foto, comprovante de residência recente e o título de eleitor.

Para os rapazes maiores de 18 anos que irão tirar o primeiro título, é preciso que levem ainda o certificado de reservista. “Aquelas pessoas que já passaram dos 70 anos e que já não são obrigadas a votar, mas queiram manter o seu título válido, também deverão se cadastrar”, disse Cecília.

Icaivera
Além dos três pontos de atendimentos que já estavam atendendo ao público – sede do Cartório Eleitoral, Monte Carmo Shopping e centro administrativo –, foi inaugurado um quarto local na cidade. Desde a segunda-feira (9), a Justiça Eleitoral atende também na Regional Icaivera.

Nesse local, o atendimento é realizado em horário diferente dos demais, das 11h às 17h, de segunda a sexta. “Para esse pólo específico no Icaivera, não é preciso que eleitor faça o agendamento prévio, mas ele tem que levar todos os documentos necessários”, explicou Cecília de Moura Lima.

Quem não fizer a biometria terá o título de eleitor cancelado, o que pode gerar vários problemas para o eleitor, como não poder se inscrever em concurso, solicitar passaporte, carteira de identidade ou qualquer outro documento que necessite da certidão de quitação eleitoral, assumir função pública e pedir empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito mantido pelo governo, dentre outras implicações.

O que achou deste artigo?
Fechar

Alerta

Procura por biometria está 59% abaixo da capacidade
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter