Betim

Vacina contra a gripe está disponível para o público geral

Durante o mês de julho, as doses continuarão a ser oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacina, até se esgotarem os estoques

Publicado em 06 de julho de 2020 | 10:51

 
 
normal

Com o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH, decidiu ampliar a vacinação para a população em geral.

Conforme recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), durante o mês de julho, as doses continuarão sendo oferecidas pelo município em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacina até se esgotarem os estoques.

Qualquer pessoa que queira se vacinar, mesmo não fazendo parte do público-alvo da campanha, pode procurar uma das 29 salas de vacina de Betim para receber a dose. É importante levar um documento de identificação e o cartão de vacinação.
 
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta, é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram também sejam imunizadas. “Reforçamos a importância da imunização dos grupos prioritários, especialmente de gestantes, crianças, puérperas e adultos de 55 a 59 anos, que têm a cobertura vacinal mais baixa da campanha”, pontuou.
 
O diretor ressaltou que a vacina não protege contra o coronavírus, mas é fundamental para a prevenção da influenza, doença que também pode provocar complicações graves e até a morte. “Com mais pessoas imunizadas, diminui a busca por atendimento hospitalar por complicações pela gripe. Especialmente neste momento de pandemia, isso ajuda a desafogar o sistema de saúde”, explica.
 
Todas as medidas de segurança e proteção estão sendo tomadas nas UBSs para evitar infecções pelo coronavírus. As equipes de atendimento foram capacitadas e estão paramentadas com equipamentos de proteção individual para garantir a segurança da população.