A fabricante britânica Triumph Motorcycles foi quem lançou as primeiras motos scrambler, feitas para andar em todo tipo de terreno, quando ainda não havia os modelos trail ou cross. A Triumph observou as transformações que os jovens da época faziam para andar na terra e lançou a moto pronta para o uso misto. O modelo Bonneville Street Scrambler 2018 é uma obra requintada que guarda todas as características e semelhanças dos modelos originais da época, porém absorvendo as tecnologias atuais como injeção eletrônica, freios com sistema ABS e controle de tração, que podem ser desligados, e muitas outras parafernálias eletrônicas de resguardo da segurança e de rendimento.
A originalidade scrambler é vista no escape duplo mais alto, quase perto do banco, nas rodas raiadas de 32 peças com pneus de uso misto, no tanque arredondado e no guidommais largo. O visual da Street Scrambler é bonito, limpo e clássico, quase rústico, pois o foco do modelo é a versatilidade para uso geral, tanto na cidade como nas estradas de terra. Tanto é assim que vem com pedaleiras sem borracha como nas motos trail e amortecedores mais altos.
Motor de dois
A Triumph segue a tradição na Scrambler também no visual de seu motor, com tampas e moldes clássicos, arredondados e polidos. Ele é um dois cilindros paralelos de 900 cc (o mesmo de toda a linha Bonneville), que rende 55 cavalos de potência a 6.000 rpm e 8,15 kgfm de torque a 2.850 rpm. Oferece grande força de arranque, diminuindo as trocas de marchas, sendo comandado por acelerador eletrônico.
Esse motor adota a refrigeração líquida, mas no cabeçote tem ainda, por motivos estéticos do estilo retrô, as antigas aletas de refrigeração a ar, que acabam por ajudar na tarefa. O radiador de água é eficiente e, por isso, tem reduzidas dimensões, e quase não é notado, o que reforça o aspecto antigo do modelo.
Um falso carburador esconde os injetores modernos. O propulsor tem câmbio assistido de cinco marchas, com a quinta mais longa, e a transmissão é feita por corrente. A suspensão é telescópica na frente e de dois amortecedores alongados com ajuste de pré carga atrás.
A nova moto vem sem pedaleiras e banco para o garupa. Esses e outros 150 equipamentos são fornecidos como opcionais de customização do modelo, que, mesmo com o acabamento rústico, com o preparo para o uso off-road, como a fabricante informa, também pode levar enfeites e acessórios de acordo com o gosto do dono, para diferenciá-la.
Para poder rodar em todos os tipos de piso, os pneus são de uso misto nas mediadas 100/90-19 e 150/70 R17 na traseira. Mesmo sendo despojada, por conta do estilo scrambler, a moto vem com luz de LED, entrada USB e computador de bordo. A nova Triumph Street Scrambler 900 chega com o preço sugerido em São Paulo de R$ 42 mil.
Ficha Técnica:
Street Scrambler 900
Motor: 2 cilindros paralelos, 900 cc, cabeçote simples com 8 válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica
Potência: 55 cv a 6.000 rpm
Torque (força): 8,12 kgfm a 3.230 rpm
Câmbio: 5 marchas
Chassi: berço de aço tubular
Suspensão: (D) garfo simples (T) 2 amortecedores
Freio ABS: (D) disco (T) disco
Pneus: (D) 100/90-19 (T) 150/70 R17
Tanque: 12 L
Peso seco: 206 kg
Preço em SP: R$ 42 mil
MOTONOTÍCIAS
* A Honda Pop 110i, a mais acessível (e mais simplória, mas com motor confiável e mais barata) da Honda, comemora 1 milhão de unidades vendidas. Sem dúvida, um marco no segmento de motos. Ela tem substituído o cavalo no sertão e em outras áreas rurais de todo o Brasil.
* 2017 marcou o setor de motos como o ano em que o scooter caiu no gosto dos brasileiros. Novas tecnologias, como os freios combinados e o sistema ABS, foram adotadas na baixas cilindradas. Uma nova marca de motos entrou oficialmente no mercado: a indiana Royal Enfield, com motos de 500 cc, visual clássico dos anos 50 e preço quase popular.
* 2017 foi também o ano em que a alemã BMW Motorrad, que só fabricava motos de grande porte, se rendeu à crise mundial e montou, na Índia, a G 310R, entrando no segmento de pequenas. Tradição sem capilaridade é perda de publicidade. Com isso aumentou as opções aos consumidores, além de popularizar tecnologias que eram utilizados somente nas motos maiores. E também instigar as marcas tradicionais, de pequenas e médias, a se mexerem para não perder clientes.
* 2017 será lembrado, também, pela crise financeira, ruim para o país, mas boa para os amantes das duas rodas, pois fez as marcas se mexerem e melhorarem seus produtos para não perder tantos clientes. Assim, marcou o término da fase em que uma marca famosa fazia a moto como queria com pouca tecnologia e vendia tudo. Nesse ponto podemos dizer: há males que vêm pra bem!
Passeio Pra Moto
SÁBADO
* 1° Motopasseio Loucos das Gerais até Paraopeba. Saída às 8h30 do posto Bel, de frente da Itambé, Cidade Industrial, BH. (31) 973 644 205.
* Aniversário do Costão Nômade Abutre em BH. DJ Jabur KM. (31) 996 893 867.
DOMINGO
* 1º Motopoint MC Motos Sobre Trilhos em Sarzedo. Níver da Flávia. (31) 986 481 521.
TERÇA
* 09/01 tem o 73º BH Motopoint, em Contagem, às 19h, com show de rock e entrada franca. MCs organizadores: Racer Bravo, Anjos do Asfalto, Família Real, Veloster, Motoget, Irmãos Coragem, Rebeldes, Moicanos e Sidão Motoca. (31) 987 315 115.