A Yamaha lançou na Europa a moto (?) Niken. Um modelo esportivo de três rodas de conceito inovador e visual impactante. É um triciclo, pois tem três rodas -- duas na frente. Porém, muito diferente ao pilotar. Tem dinâmica de uso e comportamento ciclístico iguais ao de uma moto. O piloto vai montado, e a moto inclina-se nas curvas, tem descanso lateral, e é muito estreita, 89 cm. Assim, pode ser mais ágil e passar por lugares estreitos com uma moto.
A Niken é um caso singular de triciclo, pois tem as duas rodas dianteiras quase juntas, mas que atuam de forma independente. Difere, também, por ser pilotada montada. No caso do triciclo tradicional, pilota-se sentado, como no Spyder F3-S (e nos outros triciclos-scooters), produzido pela Can-am, que não tomba ao mudar de direção. Mas a tecnologia não é nova. O primeiro modelo de três rodas do mundo capaz de deitar nas curvas foi o scooter Piaggio MP3 400, feito na Itália.
A Yamaha Niken inaugura o conceito de triciclo esportivo com base numa moto de alta cilindrada. E a fabricante informa, ainda, que o modelo Niken tem muito mais aderência nas curvas e maior estabilidade por conta das duas rodas dianteiras independentes e inclináveis. Contudo, essa tecnologia não garante que ela não caia num erro ou exagero do piloto. Mas será, certamente, muito mais segura até nas frenagens com maior atrito nos três pneus.
O mercado de moto/triciclo nunca mais será o mesmo após a Niken.
Moto tri
O moderno propulsor da Niken é o mesmo que equipa a MT-09. Ele tem três cilindros em linha de 847 cc, comando duplo no cabeçote com 12 válvulas e refrigeração líquida. Esse motor pode entregar 115 cv de potência a 10.000 rpm e 8,9 kgfm de torque a 8.500 rpm. O câmbio é de seis marchas, ligado a uma transmissão por corrente.
A engenharia de suspensão dianteira é uma tecnologia exclusiva da Yamaha. Utilizam-se duas bengalas telescópicas invertidas em cada roda, de atuação independente, que permitem a flexibilização no momento de inclinação. A traseira tem um monoamortecedor tipo link com regulagens. Os freios são de discos nas três rodas com ABS.
As rodas são de liga leve aro 17 na traseira, e aro 15 na frente, com medidas 190/55-17 e 120/70 -15. O peso da moto teve, obviamente, de ser elevado por conta de mais equipamentos e da terceira roda, ficando em 263 kg. O tanque, que é parecido com o da R1, recebe 18 L de gasolina, garantindo boa autonomia ao modelo. A Niken vem carregada de controles eletrônicos como o de tração, de velocidade e outros, além da embreagem assistida quick-shifter.
O modelo Yamaha Niken 2018 foi lançado na Europa e não foi informado se o preço. Não há previsão de vir para o mercado brasileiro.
Outros modelos de triciclos flexíveis, já à venda no mercado, são o Peugeot Metropolis 400, Yamaha Tricity 125 – os três são scooters – e a Harley-Davidson Triglide, um triciclo comum, com o piloto montado, mas com duas rodas atrás, que não deitam. Veja mais em: www.yamaha-motor.eu/pt/.
FICHA: NIKEN
Motor: 3 cilindros em linha, 847 cc, DOHC, 12 válvulas e refrigeração líquida,
Potência: 115 cv a 10.000 rpm
Torque (força): 8,9 kgfm 8.500 rpm
Câmbio: 6 marchas
Suspensão: (T ) mono (D) 4 tubos invertidos
Freio ABS: (D) 2 discos (T) disco
Pneus: (D) 120/70-15 (T) 190/55-17
Tanque: 18 L
Peso seco: 263 kg
Preço: N/D
MOTONOTÍCIAS
*A 40ª edição Rally Dakar começou no sábado, no Peru, e termina no dia 20 na Argentina, depois de passar pela Bolívia. São mais de 8.000 KM de prova. Dessa vez não há nenhum brasileiro na categoria Motos.
* A MotoGP terá categoria Elétrica, no campeonato de 2019, segundo informa o site da revista “Duas Rodas”. As motos elétricas serão exclusivas da marca italiana Energica, com motor de 145 cv de potência, que podem fazer de 0 a 100 km/h em três segundos e ir até 240 km/h.
* Este ano continuará sendo difícil para os motofretistas e motociclistas de BH. Tudo por causa da falta crônica de vagas de estacionamentos na capital. Para os profissionais, a coisa fica ainda pior, pois os locais exclusivos de motos, muitas vezes, estão ocupados por carros, impedindo-os de exercerem seu ofício.
* Os estacionamentos não aumentaram na mesma proporção das vendas de motos. A cidade de Belo Horizonte tem que decidir se dá prioridade ao transporte coletivo e às motos, que são populares, ou se oferece melhor condição de estacionamento (como ocorre hoje) para os carros, que andam somente com o motorista na maioria das vezes, mas pagam o Rotativo.
Passeio Pra Motos
SÁBADO
* 1º Rokomotiva Betim - Encontro de Motociclistas e Carros Antigos em Betim. (31) 987 878 783.
* Jagunços Motoclube 3 anos, em Nova Serrana. (37) 999 114 501.
DOMINGO
* 6º aniversário do MC Autoridade Brasil em Ubaporanga. (33) 999 173 495.
* 46º Motopoint Discamisadus Motorcycles em Belo Horizonte. (31) 984 691 715.
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