A Honda apresentou, no ano passado, no salão Duas Rodas, em SP, para testes de aceitação do público e possível venda no nosso mercado, o instigante e atraente scooter Zoomer-X. Trata-se de um scooter com desenho muito moderno, jovial e bem apresentado esteticamente.
Ele segue um estilo que une praticidade e a fácil mobilidade do scooter com a economia do motor de 110 cc, que o torna ideal para o uso nas grandes cidades. Mas se destaca pelos contrastes marcantes do jogo de cores e dos equipamentos.
A montadora japonesa espera atrair com o Zoomer-X grande parcela de jovens -- e pessoas joviais. Assim, sua presença no estande da Honda foi oportuna num momento em que o segmento scooter vem crescendo no Brasil por conta da comodidade e da facilidade do uso no trânsito urbano. Ele terá mercado promissor também por termos uma parcela da população que está ficando idosa, mas não quer abrir mão de sua mobilidade. É nessa hora que a agilidade e a maior segurança do scooter, de fácil condução com o eficiente câmbio automático, entra em cena. O Zoomer-X se mostra preparado, técnica e visualmente, com muita criatividade. Ele agrada à primeira vista.
Motor econômico
O novo scooter Zoomer-X vem equipado com o motor de 110 cc, que pertence à família do líder de vendas Honda PCX, com o qual compartilha tecnologias como a ISS (Idling Stop System) e o CBS (Combi-Brake System). Esse propulsor tem um cilindro, cabeçote simples e a tradicional refrigeração ar, que permite alcançar 8,2 cv de potência a 8.000 rpm.
Como a maioria dos scooters, possui grande compartimento sob o banco, capaz de abrigar um capacete. O assoalho plano facilita o acesso de pilotos de qualquer estatura, além de permitir levar sacolas entre os pés. Completa o arrojado visual o painel retangular totalmente digital.
A moderna suspensão é dupla atrás e com telescópicos invertidos na frente, atuando junto com os pneus de aro 12 polegadas na medida balão de 100/90. A posição de pilotagem é ereta, pois o guidão é mais elevado.
A Honda não informou se o Zoomer-X será comercializado no nosso mercado nem o preço de sua comercialização no exterior.
Ficha técnica: Zoomer-X 110
Motor: 1 cilindro, 108 cc, comando simples OHC e refrigeração a ar
Potência: 8,2 cv a 8.000 rpm
Torque (força): 0,9 kgfm a 6.500 rpm
Câmbio: automático CVT
Suspensão: (T) 2 amortecedores (D) invertida
Freio CBS: (D) disco (T) disco
Pneus: (D) 100/90-12 (T) 100/90-12
Tanque: 4,4 L
Peso seco: 103 kg
Preço: N/D
MOTONOTÍCIAS
* Motopasseio, sábado, na loja de H-D usadas, Milwaukee BH , as 8h e, na volta, show de rock. (31) 2102-1108.
* O Rally Dakar 2018 não teve pilotos brasileiros na categoria Motos. O vencedor foi o piloto austríaco Matthias Walkner, que deu a 17ª vitória consecutiva à KTM. E venceu à frente da Honda do piloto argentino Kevin Benavides. Essa Honda foi a única marca diferente no pódio principal, pois a outras quatros também era da KTM.
* A prefeitura de Belo Horizonte fez um seminário de mobilidade urbana. É muito bom a sociedade se envolver com segurança e o modo de condução de veículos e de pedestres. Mas, antes de tudo, os motoristas e os pilotos têm que ter responsabilidades na condução de motos ou carros. Isso é o principal requisito para termos maior segurança no trânsito. Penalidades mais severas e efetivas também devem ser estudadas.
* Os motociclistas ou motoqueiros, como queira cada um se referir aos pilotos de motos, têm participado cada vez mais de acidentes entre eles mesmos. E, geralmente, o acidente é grave ou fatal. A grande e rápida mobilidade da moto empolga e acaba propiciando a situação de descuido (e imprudência) ideal, que acaba em acidente. Os motoristas desatentos, e imprudentes, também são enganados, nos cruzamentos, com a velocidade da moto, que pensam estar longe e, em muitos casos, está tão perto que não consegue parar.
Passeio Pra Motos
FIM DE SEMANA
* 11º Encontro de Motociclistas em Morro do Ferro/Oliveira. Realização: MC Águias do Morro. (37) 999 355 347.
www.jacaremoto.com.br; Cadastro na agenda por: jacare.jacaremoto@gmail.com