A italiana Piaggio, que fabrica, entre outras marcas, a Vespa retrô, a qual reapresentou primeiro, traz agora os avançados scooters Piaggio, destaque para o interessante e seguro MP3 300 de três rodas, sendo duas à frente. Ele foi apresentado em 2006 e utiliza uma tecnologia própria, que o mantém sempre em pé quando parado ou rodando em linha reta. Pilotado, para fazer as curvas, é igual a uma moto, tombando ao sabor da estrada ou ao comando do piloto. Mas, além do desenho avançado e da estética agradável, o MP3 apresenta tecnologia de ponta, não só na direção e na suspensão dianteira incomum, mas no freio ABS e o controle de tração anti-derrapagem. Evidentemente, que tecnologia inovadora e eletrônicos embarcados sempre encarecem o produto, que poderá ser apreciado apenas por poucos privilegiados. Basta ver os preços praticados pela empresa Asset Becley, que importa e vende, em loja de SP, os produtos Vespa e Piaggio em quatro modelos MP3. Entre eles, o MP3 300 Yourban LT Sport de R$ 38,8 mil e o top MP3 300 LT Business de R$ 49,8 mil.
Um cilindro
A motorização é moderna, sendo a mesma que equipa os scooters de duas rodas com comando simples e refrigeração líquida. O motor é de um cilindro com 278 cc, comando simples SOHC, injetado e usa refrigeração por líquido, alcançando cerca de 23 cv a 7.250 rpm. Ele é equipado com acelerador eletrônico e tem controle de tração para impedir deslizamento da roda traseira. Ainda no quesito segurança, o scooter tem três discos de freios com controle ABS.O banco é muito confortável e, sob ele há um compartimento para comportar dois capacetes. Um porta-luvas no painel abriga a tomada USB. Para estacionar, o MP3 tem um prático freio de mão. As suspensões são com dois amortecedores na traseira, e a dianteira é dupla -- articulada quadrilateral com sistema de bloqueio da suspensão eletro-hidráulica quando parada ou desligada, que não deixa o scooter tombar – nos semáfaros não precisa colocar o pé no chão. A Piaggio oferece, além do scooter MP3 300 cc, o MP3 500. Lá, o preço parte de cerca de R$ 23 mil. A empresa informou que pretende instalar uma montadora no Brasil a partir de 2018.
Técnica: MP3 300
Motor: um cilindro, 4T de 278 cc, comando simples (SOHC), injeção eletrônica e refrigeração líquida.
Potência: 23,1 cv a 7.250 rpm
Torque (força): 24,3 kgfm a 6.250 rpm
Câmbio: CVT automático
Chassi: aço tubular
Tanque: 12 L
Pneus: (D) 110/70-13 (T) 140/60-14
Motonotícias
* É bom saber (os novatos devem esquecer as práticas da auto-escola) ou relembrar: use sempre os dois freios, mas, apertando muito mais o dianteiro (em reta, nunca, nunca mesmo, acione só o freio traseiro); em curva, sempre aperte o freio traseiro (o dianteiro desestabiliza a moto); nunca siga um carro pelo centro, escolha uma roda, a esquerda é a melhor e, na corrente, não jogue óleo de motor usado, pois, além de não lubrificar quase nada, suja muito e acumula poeira. Prefira o óleo 90.
FOTO: Honda / Centro de Treinamento |
Honda já formou mais de 30 mil pilotos nas unidades de treinamento de pilotagem pelo Brasil |
* Uma previsão de estabilidade (sem crescer nada) na fabricação de motos em 2017 é a expectativa para o ano anunciada pela Abraciclo - Associação Nacional dos Fabricantes de Motos. A entidade registrou no ano passado um recuo de quase 30% nas vendas (890 mil unidades -- igual em 2002) e não espera melhora neste ano.
* A Yamaha BR se mexe! Foi criada a Yamalog, empresa destinada a fazer as entregas de peças e motos para as lojas da marca. Mas os japoneses da Yamaha são rápidos mesmo: agiram depois de mais de duas décadas capengando nesse quesito (entrega ruim, falta de peças crônica, má distribuição do estoque de motos pelas lojas etc.) para resolver a deficiência. Vamos dar um crédito e esperar para ver se resulta em benefícios para os consumidores. A Yamaha lembra outra eficiente empresa chamada Brasil.
* A nova naked BMW G310 foi testada na Califórnia (EUA) por jornalistas especializados e mostrou que entrega o que promete: acabamento esmerado e excelente desempenho. Será uma tromba-d’água no mercado das médias naked. Ela tem motor mono de 34 cv e 2,8 kgfm. O modelo deve ser lançado antes do meio do ano com preço próximo do da KTM 390 Duke.
Passeio pra motos
FIM DE SEMANA, 3 a 5.2
* 19º Encontro de Motociclistas em Barbacena. Realização: AMI-BQ - Associação dos Amigos Motociclistas Independentes de BQ. (32) 984 500 271.
SÁBADO, 4.2
* Inauguração do Stop Moto Bar - Sede do MC Mutantes em BH. (31) 3495-2969.
Agenda do jacaremoto - enviar cadastro no jacare.jacaremoto@gmail.com.