Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Editorial

Outro carnaval

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 14/02/18 - 03h00

O Carnaval de 2018 ainda não acabou, mas já é possível afirmar que esta foi a melhor festa popular de Belo Horizonte nos últimos anos. Até há pouco tempo, a capital era tida como avessa à data, e metade da população fugia para a folia nas cidades históricas ou para as praias capixabas.

Tudo mudou a partir do momento em que os mineiros, perdendo a vergonha, resolveram botar o bloco na rua. De repente, surgiram blocos aos montões, que hoje, encorpados, arrastam multidões de até 650 mil pessoas, como aconteceu na segunda-feira com o Baianas Ozadas.

O sucesso é resultado da colaboração entre poder público e população. A prefeitura investiu com determinação no Carnaval, provendo a infraestrutura requerida. Os elogios à organização foram frequentes, apesar dos senões, naturais num evento dessa dimensão.

Nunca houve uma convivência mais democrática na cidade. As diferenças se diluíram no meio das multidões. Gente jovem e bonita brilhou como estrelas no Carnaval. Não foram poucas as pessoas que ressaltaram se sentir seguras e respeitadas no interior dos blocos.

Os incidentes foram em menor número do que no ano passado. Pessoas foram presas e armas foram apreendidas. No interior, houve um estupro. Um homem matou outro porque este mexeu com a mulher daquele. Outro, bêbado, quase se afogou numa fonte luminosa.

Apesar de haver 14 mil banheiros químicos à disposição, deixaram a desejar. Ou ficavam longe, ou tinham filas, ou estavam sujos. As lixeiras também foram insuficientes. O resultado foi urina na rua e lixo no chão. Mas os garis brilharam, limpando as ruas em seguida.

O que não funcionou foi o transporte coletivo. Foi difícil circular de carro. Impossível foi usar ônibus, que não se soube por onde andavam. Também sumiram os homens da BHTrans. Com o aumento da demanda, até o metrô, tão eficiente, teve reclamações de superlotação.

De tudo, fica uma conclusão: o ano que vem será melhor porque todos faremos para ser melhor.

O que achou deste artigo?
Fechar

Outro carnaval
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter