Recuperar Senha
Fechar
Entrar

João Vitor Cirilo

Sada Cruzeiro: favorito em cenário parecido

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Wed Oct 11 03:00:00 BRT 2017

Pode-se dizer que, nacionalmente falando, a temporada 2017/2018 do vôlei começa hoje para o Sada Cruzeiro. Sobrevivendo ao teste do Campeonato Mineiro da maneira que todos esperavam — com o título —, os comandados de Marcelo Mendez e atuais campeões da Superliga defendem o bicampeonato da Supercopa contra o atual vencedor da Copa Brasil, o EMS Funvic-Taubaté-SP, considerado por este colunista como o mais capacitado a incomodar os celestes na disputa pelo domínio nacional neste ciclo.

Se por um lado vemos um Sada com uma única mudança na formação titular, temos um Taubaté que se mexeu bem, como na contratação do bom líbero Thales e a reposição da saída de Éder com o argentino Solé, além do ponta Ivovic, a manutenção dos vitais Rapha, Wallace e Lucarelli, e trazendo de volta o experiente Dante como opção. O tetra do Paulista veio sobre o novato Corinthians, que dificultou demais, forçando cinco sets no segundo jogo. Timão que, aliás, encara o Cruzeiro na abertura da Superliga, no sábado.

Adaptado

Do lado celeste, o levantador Nico Uriarte teve um setembro produtivo para se adaptar aos seus atacantes. A sequência de jogos ajudou. Mexer na função vital de um time nunca é fácil, mas com a qualidade do argentino, as coisas vão seguir crescendo. O líbero Serginho já avisou que “nem é motivo mais para discussão nem para levantar hipótese de que o time não se dê bem por falta de entrosamento. É um assunto que não faz mais parte da pauta”. É a expectativa natural.

Equilíbrio

Das Superligas masculinas recentes, esta é a que enxergo com maior número de times na faixa intermediária: Sesc-RJ, Corinthians-Guarulhos-SP, Vôlei Renata-SP (novo nome do time de Campinas), Minas e Montes Claros. Creio que a equipe carioca, estreante, leve vantagem, com os selecionáveis Maurício Souza, Renan Buiatti, Maurício Borges e Tiago Brendle. Campinas aposta em Vissotto, enquanto o Corinthians tem os rodados Rafinha, Rivaldo, Sidão, Riad e Serginho. 

Favoritas

Rio e Osasco sempre em evidência no feminino. Bernardinho segue no lado carioca, um Sesc-RJ que teve a saída de Carol. Roberta, Monique, Gabi, Drussyla — grande revelação do último ano —, Juciely e Fabi seguem no time. Já o Vôlei Nestlé-SP, que decide o Paulista com o novato Hinode Barueri-SP de José Roberto Guimarães, tem as saídas de Dani Lins e Camila Brait e as chegadas de Fabíola e Mari Paraíba. Bia e Tandara seguem como destaques.

Muda muito

No Sesi-SP, William, pela primeira vez em sete anos fora do Sada Cruzeiro, tem um grande desafio: fazer com que esse time renda sem um oposto com a regularidade que o Mago encontrava em Wallace e Evandro. O garoto Alan tem muito potencial a ser desenvolvido. No Paulista, o Sesi de Rubinho caiu na semi para o Taubaté e ficou fora da final pela primeira vez após oito anos. Douglas Souza e Lucão ainda são destaques, com os retornos de Lipe e Gustavão ao país. Pode dar liga.

Mineiros

Minas e Montes Claros têm mescla interessante de gerações nos elencos e, no grande teste entre eles, na semi do Estadual, deu Minas. Nery Tambeiro tem um bom grupo em mãos, chefiado pelo levantador Marlon, presença que já faz diferença imensa no nível de atuação. MOC também ganha no levantamento, com Sandro, e na saída de rede, com Lorena. O jovem JF Vôlei, por outro lado, vai lutar pra vencer seus confrontos diretos e, como no ano passado, tentar a classificação.

Olho nelas

Minas, Praia e Barueri têm em condições de surpreender. O Minas do italiano Stefano Lavarini deu um recado no Mineiro: pode incomodar, ainda que não tenha lá muitas opções no banco. Mesmo assim, ainda sem Hooker, venceu em Uberlândia, e garantiu o título. Do lado do Praia, a cobrança certamente será forte em mais um ano em que investe pesado, em nomes como o de Fernanda Garay, e começa com o insucesso contra o rival, que se mexeu bem menos.

O que achou deste artigo?
Fechar

Sada Cruzeiro: favorito em cenário parecido
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter