Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Meu Dinheiro

Juntos somos mais fortes

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 30/08/17 - 03h00

As recentes dificuldades enfrentadas pelos brasileiros em sua vida financeira podem se transformar em uma excelente oportunidade para envolver toda a família na busca das melhores alternativas. No Brasil, ainda existe uma resistência muito grande de conversar sobre dinheiro com o cônjuge ou com os filhos. Mas diante dos desafios impostos pela situação econômico-financeira de nosso país é fundamental romper essa resistência.

Uma analogia ajuda a explicar a importância da mudança de hábito. Como todos da família estão no mesmo barco e as condições do mar não estão muito boas, é importante que todos remem com bastante sintonia e na mesma direção para que se possa chegar com segurança no porto mais próximo.

Muitas famílias estão sentindo a necessidade de mudar hábitos e qualquer mudança terá muito mais chance de sucesso se contar com o envolvimento de todos. Além disso, uma melhor distribuição dos sacrifícios que por ventura sejam necessários diminuirá a resistência às mudanças. Quanto mais pessoas envolvidas, maiores são as alternativas possíveis!

Dicas para aumentar o envolvimento familiar na vida financeira:

Defina um dia do mês (ou da semana) para que todos da família possam se sentar e conversar sobre a vida financeira.

Distribua tarefas importantes para o controle das finanças para cada um da família. Uma pessoa poderá ser a responsável pela pesquisa de preços, outra pela anotação dos gastos e uma terceira pelo acompanhamento do gasto de energia elétrica.

Estabeleça em conjunto um objetivo de redução em algumas despesas da casa. Peça sugestões para se alcançar este objetivo.

Defina em conjunto alguns sonhos da família para serem realizados no curto, médio e longo prazo.

Priorize a busca com criatividade de situações que possam reunir a família. Estar juntos é um excelente investimento!

Comemore os avanços alcançados. Celebrar também é importante.

Texto publicado originalmente no site de Educação financeira do Banco Mercantil do Brasil

Realizarei no dia 23/09 (sábado), o curso “Meu Dinheiro bem Investido” no hotel Cheverny (rua Timbiras, 1492 – Centro – entre rua da Bahia e av. João Pinheiro) das 8h às 17h – com 1 hora de intervalo para almoço. O conteúdo é bem completo: aprender a cuidar do seu dinheiro e a investir seu dinheiro, inclusive no Tesouro Direto, garantindo uma excelente rentabilidade.

Para os participantes será fornecido coffee break, certificado de participação e um exemplar do livro Meu Dinheiro 2. Maiores informações podem ser obtidas no e-mail cefcosta@hotmail.com.

Os leitores interessados em adquirir o livro Meu Dinheiro 2 em preço promocional podem enviar um e-mail para cefcosta@hotmail.com que retorno com as indicações de como proceder. O livro é indicado para aquelas pessoas que querem melhorar sua vida financeira.

Planeje bons hábitos para 2017. Invista em sua educação financeira. Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/harpiafinanceiro.
 

O que achou deste artigo?
Fechar

Juntos somos mais fortes
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter