Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Meu Dinheiro

Os sinais

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 12/07/17 - 03h00

Muitas pessoas encontram-se no caminho das dificuldades financeiras, mas não têm consciência disso. Acreditam ter controle de sua vida financeira e acham que o simples fato de não possuírem grandes dívidas é sinal deste controle. Abaixo, vamos apresentar alguns sinais que podem mostrar o início de um processo que fatalmente levará ao desequilíbrio financeiro. O objetivo é que estas pessoas possam melhorar os seus hábitos financeiros e, com isso, equilibrar de uma forma consistente a sua vida financeira.

Boletos, extratos e comunicações dos bancos, largados pela casa toda. Essa desorganização mostra a falta de importância que se dá para o controle da vida financeira. E com um efeito colateral que pode ser ainda pior. Como as contas não estão organizadas, aumenta a possibilidade de se esquecer do pagamento de alguma. Além do problema da interrupção do serviço, a falta de pagamento aumentará a despesa doméstica, uma vez que terão de ser pagos multa e juros.

Seu salário cai na conta e já some em menos de cinco dias para pagar contas. Isso mostra falta de planejamento. Muitos são os gastos nos demais dias. Com isso, será muito difícil que você consiga passar o restante do mês sem recorrer a algum tipo de endividamento.

O uso do cartão de crédito está aumentando. E não é de uma forma positiva como quando concentramos as despesas no cartão e com isso podemos aproveitar dos benefícios oferecidos pelas administradoras. Infelizmente, a razão é negativa, já que usar o cartão é a única alternativa, uma vez que o saldo no banco está zerado, e a carteira, vazia.

A cada mês, usa-se um pouco mais do valor do cheque especial. Afinal, as contas têm de ser pagas, e o saldo negativo será coberto com o salário do mês seguinte. A justificativa é usar somente poucos dias. Mas, apesar de ser por poucos dias, o custo financeiro é grande em virtude das altas taxas de juros.

Você não sabe o quanto gasta com as compras de supermercado por mês. Ter controle sobre as despesas é muito importante. Quem não sabe o que gasta com supermercado não saberá o que gasta com outras coisas, como lazer, transporte etc.

Seu sono não está tranquilo. É comum você acordar ao longo da noite pensando em alguma coisa ligada a sua vida financeira. Sua mente e seu corpo já estão antecipando os problemas que estão por vir.

Você não sabe quais são as melhores opções de investimento. E isto acontece por uma razão bem simples. Você não tem recurso para ser investido. Não ter dinheiro guardado significa que você não está preparado para alguma emergência. E que também não está se preparando para a realização dos seus sonhos, entre eles a aposentadoria.

Planeje bons hábitos para 2017. Invista em sua educação financeira. Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/harpiafinanceiro.
Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

O que achou deste artigo?
Fechar

Os sinais
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter